8 curiosidades que reforçam a importância das tampinhas de válvulas das rodas
Inspecionar as válvulas não é uma prática comum e assim elas acabam sendo esquecidas. Válvulas velhas perdem sua propriedade de estanqueidade, fazendo com que os pneus percam sua pressão gradativamente. Isso reduz a performance, afeta a dirigibilidade do veículo, diminui a vida útil do pneu e o deixa mais propenso a danos por impactos. Por isso, elas devem ser substituídas sempre que pneus novos sejam montados no veículo ou quando um pneu for desmontado para conserto e no qual a válvula esteja em uso há muito tempo.
Conheça oito curiosidades que reforçam a importância das tampinhas de válvulas das rodas:
- Tampinhas servem para evitar que entre sujeira e água nas válvulas
Esta é a função principal das tampas de válvulas. A válvula Schrader, que é o padrão utilizado nos veículos de passeios convencionais, possui um núcleo móvel, que é vedado com o-rings. Se houver alguma sujeira nesta vedação ou se o núcleo for corroído, a vedação da válvula ficará comprometida.
- Tampinhas não evitam que o pneu perca pressão
Realmente as tampinhas não têm a função de vedação, já que este é o trabalho do núcleo da válvula. Alguns modelos de tampas (TR-VC3P) possuem um anel de vedação o-ring em sua base, que ajuda a reter um eventual escape de pressão, mas este tem a função de melhorar a vedação contra água e suavizar os efeitos da vibração, que podem soltar a tampa.
- Há três modelos principais de tampas para válvulas de veículos de passeio
A TR-VC8 é uma tampa plástica flexível, que suporta até 60°C e seu uso não é recomendado para carros. A TR-VC3P é a mais comum, suporta até 105°C e não possui vedação. Já a TR-VC3M é uma tampa metálica com vedação e também suporta até 105°C.
- Tampinhas metálicas podem se soldar à ponta da válvula
Algumas válvulas possuem corpo e tampas de metal, principalmente as válvulas utilizadas em TPMS. Quando estas tampas são produzidas com metais baratos (como zamak) elas podem se fundir à ponde da válvula, ficando impossível removê-las manualmente. Neste caso, o ideal é trocar toda a válvula.
- Tampinhas verdes e azuis?
Tampinhas coloridas, verdes, azuis e até vermelhas, são bastante utilizadas no exterior para identificar pneu inflados no Nitrogênio, enquanto as pretas e prateadas identificam pneus inflados com ar comprimido.
- O Bugatti Chiron precisou de tampinhas especiais
Por ser capaz de atingir cerca de 420 km/h, o Bugatti Chiron precisou de uma tampinha especialmente preparada para ele. A tampa da válvula dos pneus pesa apenas 2,5 gramas, mas a 420km/h, devido à força centrífuga, ela pode chegar à 7,5 kg.
- As tampinhas podem ser usadas para saber se o pneu já chegou no final da vida
As tampas de válvulas Schrader seguem um padrão de projeto que definem suas dimensões. Uma dimensão padrão é a altura da parte lisa da sua base, que possui 1.6mm. Se a tampinha for posicionada dentro dos sulcos do pneu, você deve conseguir ver somente a parte estriada de sua lateral. Se puder visualizar a base, é sinal de que os pneus já atingiram o TWI.
- … e também para murchar o pneu
As tampas com formato padrão apresentam ainda um topo ovalado, que pode ser utilizado para murchar os pneus. Basta posicionar a tampa sobre a válvula de ponta cabeça e pressioná-la.