Michelin dá início a construção de sua primeira fábrica de reciclagem de pneus do mundo
A Michelin está iniciando a construção de sua primeira fábrica de reciclagem de pneus em colaboração com a Enviro, uma empresa sueca que desenvolveu uma tecnologia patenteada para recuperar negro de fumo, óleo, aço e gás de pneus em fim de vida.
Com sede na região de Antofagasta, no Chile, a fábrica será capaz de reciclar 30.000 toneladas de pneus para escavadeiras por ano, ou quase 60% desses pneus descartados todos os anos em todo o país.
As obras começarão em 2021, com a produção programada para começar em 2023. Mais de US$ 30 milhões serão investidos na construção da primeira fábrica de processamento de pneus em fim de vida.
Os planos atuais preveem que 90% dos materiais recuperados sejam reaproveitados em uma variedade de produtos à base de borracha, como pneus, correias transportadoras e produtos anti vibração. Os 10% restantes serão reaproveitados diretamente pela usina para geração de calor e energia de uso próprio.
Esta planta de reciclagem inicial permitirá à Michelin oferecer uma solução de reciclagem abrangente, desde a coleta de pneus em fim de vida até a reutilização das matérias-primas recuperadas na fabricação de novos produtos.
“Graças a esta joint venture com a Enviro, temos o orgulho de anunciar a construção da primeira usina de reciclagem do Grupo Michelin. Este é um marco importante que nos permitirá oferecer aos clientes uma solução de reciclagem de nova geração, enquanto desenvolvemos novos negócios para o Grupo. Atualmente, estamos negociando com vários clientes de mineração chilenos para assinar contratos de longo prazo. Ao expandir a tecnologia da Enviro, estamos oferecendo a eles uma solução que apoiará seus objetivos ambientais e permitirá o desenvolvimento de uma economia circular.” afirma Sander Vermeulen, Vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Novos negócios para a linha de materiais de alta tecnologia.
Um comentário em “Michelin dá início a construção de sua primeira fábrica de reciclagem de pneus do mundo”