Dunlop reforça compromisso com a preservação do meio ambiente
No mês do Meio Ambiente, a Sumitomo Rubber do Brasil, que detém as marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, reafirma seu compromisso com a proteção ambiental. Afinal, nos últimos anos, esse tema vem ganhado cada vez mais força na sociedade e presença na imprensa.
Entretanto, antes mesmo deste assunto se tornar fundamental nas conversas corporativas, o setor de pneus já demonstrava a preocupação com o impacto ambiental de seus produtos. Sabemos que os pneus não são feitos apenas de borracha, mas de outros materiais como lonas, cordonéis de aço e náilon, e mesmo que não seja possível reutilizar esses materiais ainda na indústria de pneus, outras indústrias podem utilizar esses componentes em diferentes aplicações, fazendo com que o pneu seja reaproveitado após o fim de sua vida útil.
O Grupo Sumitomo Rubber mantém sua responsabilidade ambiental em todos os seus processos e busca continuamente tornar-se uma empresa que contribua para a concretização de uma sociedade sustentável. Sua fábrica conta com uma estação de reaproveitamento de água que realiza o tratamento de 100% de seu efluente doméstico através da osmose reversa, que permite reutilizar 50% do efluente gerado no processo produtivo. No que tange à preservação ambiental, as tecnologias empregadas na fábrica no Brasil garantem uma expulsão mínima de gases poluentes no processo de fabricação dos pneus e envia apenas o mínimo de resíduos para aterros.
“A nossa missão é pensar em todo o ciclo de produção do pneu, desde a sua fabricação até o descarte correto. Para nós do Grupo, é fundamental adotar em nosso processo produtivo do Brasil, que é o mais tecnológico dentre as fábricas do grupo no mundo, tecnologias sustentáveis e processos que reduzam o impacto no meio ambiente, além de integrar e apoiar entidades como a Reciclanip, pois acreditamos na capacidade de transformação da nossa indústria,” explica Rodrigo Alonso, Diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil.
A empresa possui a certificação ISO 50001, norma que estabelece parâmetros para o fornecimento, utilização e consumo de energia de maneira mais eficiente, e também a certificação ISO 14001, que capacita a empresa a operar sob um regime mais sustentável do ponto de vista ambiental.