Protótipo captura e reaproveita microplástico liberado pelos pneus
Apenas na Europa, meio milhão de toneladas de partículas de pneus são produzidas anualmente pelos veículos. Elas poluem o ar que respiramos, nossos cursos de água e nossos alimentos.
Um grupo de estudantes britânicos do The Tire Collective, vencedor este ano de diversos prêmios no Reino Unidon e finalista do prestigiado James Dyson 2020, usou a criatividade para desenvolver o protótipo de um dispositivo que, uma vez instalado na roda, emprega a eletrostática para coletar e armazenar essas partículas conforme elas são emitidas pelos pneus. Além de colaborar para reduzir a poluição das grandes cidades, o protótipo consome baixa energia e pode ser alimentado diretamente do alternador do carro.
As partículas captadas são armazenadas em um cartucho dentro do dispositivo e, depois de refinadas, empregadas em uma variedade de aplicações, incluindo pneus novos, isolamento acústico, impressão 3D e tintas, criando um sistema de loop fechado.
Neste momento, o The Tire Collective negocia uma parceria de desenvolvimento conjunto com uma montadora global de automóveis e acordos de pesquisa com dois grandes fabricantes de pneus.
Na visão dos fundadores do The Tire Collective, “à medida que avançamos em direção aos veículos elétricos, é crucial considerar as implicações do desgaste dos pneus, de modo que não estamos substituindo uma fonte de poluição por outra”.
Entenda o funcionamento do protótipo: