Bridgestone Americas se prepara para adquirir a Azuga Fleet
A Bridgestone Americas, a Sumeru Equity Partners a Danlaw, Inc. e outros acionistas chegaram a um acordo para que a Bridgestone possa adquirir a Azuga Holdings, Inc. (Azuga) e a plataforma de gestão de frota da Azuga por US$ 391 milhões. A empresa diz que a aquisição acelerará os esforços da Bridgestone para desenvolver e implementar soluções de mobilidade sustentável como um pilar central da estratégia de mobilidade da empresa. A transação foi aprovada pelo conselho de administração de cada empresa e deve ser concluída no final do terceiro trimestre.
Enquanto aguardam as condições habituais de fechamento de negócios e aprovações regulatórias, a Bridgestone assumirá a propriedade das marcas e plataformas de negócios da Azuga, que inclui ferramentas avançadas de segurança e gestão de frota. Ela complementará o portfólio existente da Bridgestone de soluções de mobilidade de frota baseadas em nuvem, afirma a japonesa.
A aquisição da Azuga avançará as soluções abrangentes da Bridgestone para frotas de pequeno a grande porte, fornecendo insights de operações de veículos em tempo real e análises de dados que irão melhorar a segurança, aumentar a eficiência e aprimorar as experiências de serviço ao cliente, de acordo com o comunicado. A empresa diz que aproveitará a robusta plataforma de captura de dados da frota da Azuga para avançar no desenvolvimento de seus principais produtos de pneus e soluções de IA.
Fundada em 2012, a Azuga é uma empresa de tecnologia que desenvolveu uma sofisticada plataforma de gestão de frotas com rastreamento GPS, videotelemática, gestão do comportamento do motorista e soluções de redução de acidentes para seguradoras. Essas soluções criam valor para frotas e seguradoras por meio de maior segurança na estrada, bem como redução do consumo de combustível e desgaste dos veículos. Com mais de 6.000 clientes de negócios de frota na América do Norte, a Azuga oferece amplo suporte a organizações em todos os setores, incluindo frotas comerciais, seguradoras e agências governamentais. A Azuga manterá sua sede no Vale do Silício, e seus funcionários e instalações nos Estados Unidos e na Índia se juntarão à Bridgestone após a conclusão da transação.
A aquisição da Azuga continua a evolução da Bridgestone rumo a se tornar uma empresa de soluções sustentáveis e se baseia no investimento recentemente anunciado pela Bridgestone na empresa autônoma de caminhões de longa distância Kodiak Robotics.