Renault firma compromisso com a neutralidade da emissão de CO2 com seu Renault eWays
No dia 15 deste mês, a o grupo automotivo Renault realizou o evento Renault eWays, onde seu CEO, Luca de Meo, firmou compromisso de atingir a marca de zero impacto de CO2 até 2050 na Europa. Até 2030, o objetivo é reduzir as emissões em 50% comparadas com os níveis de 2010.
Claro que é um compromisso importante, porém inócuo. Primeiramente por tratar-se de um compromisso só para a Europa, onde há sinais claros da preferência dos consumidores migrando para veículos elétricos e onde a legislação fica cada vez mais rígida. Segundo, o compromisso firmado para 2030 também não é lá tão radical, já que sua base de comparação é o ano de 2010 e, por fim, temos que convir: 30 anos para fazer a lição de casa soa como tempo suficiente.
O ponto interessante do evento mesmo foi o lançamento de duas novidades sendo uma, ao menos, já bastante esperada: O conceito Mégane eVision e o Dacia Spring.
O Mégane eVision ainda é um conceito, mas já dá uma boa ideia de como será a nova geração de um dos hatches mais famosos da marca. Ele passa a ser um misto de SUV e hatch compacto (quem poderia imaginar!), 100% elétrico, feito sob a plataforma CMF-EV e deverá contar com 160kW de potência e 300Nm de torque. O eVision apresentado já conta com pneus Continental SportContact 6, na medida 245/40R20. A Continental também estava presente no conceito MORPHOZ apresentado no início do ano, com SportContact 6 na medida 255/45R22.
Já o Dacia Spring é basicamento a versão elétrica do Renault Kwid que conhecemos. Os desenhos 3D do conceito foram renderizados com imagens de pneus Michelin, porém o protótipo apresentado durando o Renault eWays contava com outra marca e modelo ainda não identificados. O que pôde ser apurado é que as medidas são as mesmas do Kwid atual: 165/70R14.
A promessa é que o Dacia Spring se torne o elétrico mais barato da Europa, inclusive com versões comerciais.