CFO da Continental, Wolfgang Schäfer, cai por consequência do Dieselgate
Hanover, 17 de novembro de 2021: Em uma reunião extraordinária hoje, o Conselho de Supervisão da Continental AG concordou em rescindir mutuamente a nomeação de Wolfgang Schäfer como membro do Conselho Executivo e CFO, com efeito imediato. Até agora, ele era responsável por pelas áreas de Finanças e Controladoria do Grupo, bem como TI e as áreas de Complaince, Jurídica e de Propriedade Intelectual até que um sucessor seja nomeado. Nikolai Setzer, presidente do Conselho Executivo, assumirá as responsabilidades da Schäfer no Conselho Executivo. Até que um sucessor seja nomeado, Katja Dürrfeld, atualmente chefe de Finanças, Controladoria e Tecnologia da Informação para a área de negócios da ContiTech, será responsável por Finanças e Controladoria do Grupo, bem como pela área de Tecnologia da Informação nesse ínterim e, nesta qualidade, se reportará a Setzer .
A mudança de pessoal está ligada às já conhecidas investigações do Ministério Público em Hanover, Alemanha, sobre o uso de dispositivos ilegais de manipulação em motores a diesel (chamada de escândalo do dieselgate) e deficiências nas investigações em andamento pela Continental.
“Estamos investigando o caso de forma rigorosa e completa e cooperando incondicionalmente com o Ministério Público de Hanover. De acordo com nossa filosofia de tolerância zero, investigamos qualquer atividade suspeita”, disse o presidente do Conselho de Supervisão da Continental, Professor Wolfgang Reitzle, na quarta-feira (17) após a reunião do Conselho de Supervisão.
“A integridade é parte integrante de nossa cultura corporativa e está ancorada em nosso código de conduta, que se aplica em todo o mundo e a todas as empresas da Continental. Afinal, vencemos por meios justos”, acrescentou Setzer. Ele continuou: “Efetivamente imediatamente, serei o responsável direto pela área de Compliance, Jurídica e de Propriedade Intelectual. Essas funções serão nomeadas como novos chefes da Diretoria Executiva.”
Wolfgang Schäfer foi nomeado diretor financeiro da Continental em 1º de janeiro de 2010. Em março de 2019, sua nomeação foi prorrogada até dezembro de 2024.
Um comentário em “CFO da Continental, Wolfgang Schäfer, cai por consequência do Dieselgate”