Pirelli, Milan Polytechnic e Polytechnic Foundation desenvolverão pneus utilizando realidade virtual

Pirelli, Milan Polytechnic e Polytechnic Foundation desenvolverão pneus utilizando realidade virtual

Dez anos após firmarem seu primeiro acordo de parceria, a Pirelli, a Milan Polytechnic e a Polytechnic Foundation assinaram uma continuação do programa ‘Joint Labs’, focado em projetos de pesquisa para a inovação tecnológica contínua de pneus.

Desta vez, essa colaboração se estenderá por mais três anos, com objetivos novos e desafiadores, bem como ferramentas inovadoras. O simulador estático da Pirelli, instalado no centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa em Milão, bem como o simulador dinâmico no Politécnico, também são essenciais para o programa.

Além de aumentar o potencial da modelagem virtual, este último capítulo do acordo no valor total de € 2 milhões (de 2021 a 2023) concentra-se em duas áreas principais de pesquisa: materiais – com o desenvolvimento de soluções inovadoras e modelagem de processos de mistura; e produto e desenvolvimento cibernético – com simulação estática ou dinâmica integrada e modelagem inovadora.

Cinco departamentos da Universidade de Milão estão envolvidos no escopo desse acordo (mecânica, química, engenharia de materiais e química, matemática, eletrônica, informação e bioengenharia e engenharia civil e ambiental) e os pesquisadores estarão envolvidos nas seguintes áreas:

• Simulação: utilização integrada de simuladores estáticos e dinâmicos com o objetivo de otimizar o desenvolvimento e teste de pneus novos, reduzindo lead times e fortalecendo a colaboração com montadoras.

• Materiais: modificação de polímeros, nanofillers, materiais protetores de pneus, novos materiais com baixo impacto ambiental; modelagem de código aberto para mistura e modelagem de reforços têxteis.

• Desenvolvimento cibernético e de produto: ruído externo e interno, aerodinâmica dos pneus, modelagem automatizada do piso; desenvolvimento e consolidação de modelos de dados de controle de veículos inteligentes e desenvolvimento de serviços de valor agregado a partir do sistema cibernético.

Ao longo dos 10 anos de colaboração entre a Universidade de Milão, a Fundação da Universidade e a Pirelli, nada menos que 14 famílias de patentes foram registradas e cerca de 30 artigos publicados em periódicos científicos internacionais, bem como uma série de apresentações de alto perfil feitas em conferências internacionais.

Os temas abordados foram múltiplos e os resultados envolveram performance, segurança e sustentabilidade dos pneus. Uma área de interesse particular é o estudo de pneus de baixo ruído para novos veículos híbridos e elétricos, um aspecto fundamental para o conforto do motorista. Métodos de teste inovadores foram aplicados para a medição interna do campo acústico gerado pelo pneu em movimento. Usando o projeto Tread Modeling Automation, a modelagem dos pneus e as características dos diferentes padrões de piso de verão, inverno e todas as estações foram estudadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *