Bridgestone Corp. compra uma fatia da Tyrata Inc.
A Bridgestone Corp. adquiriu uma participação não revelada da Tyrata Inc., uma empresa sediada em Durham, Carolina do Norte, que desenvolve tecnologias de sensor de pneus e gerenciamento de dados que monitora, rastreia e prevê o desgaste da banda de rodagem dos pneus por meio do sensor de passagem.
A Bridgestone disse que esse investimento estratégico acelera seus esforços para implantar soluções de mobilidade avançadas que melhoram a segurança, eficiência e sustentabilidade da frota.
A Tyrata, uma start-up fundada em 2018 para comercializar a tecnologia de sensores desenvolvida na Duke University, abriu seu capital no final de 2020 com o desenvolvimento das linhas de produtos IntelliTread Drive-Over System (DOS) e Internal Tread Sensor (ITS) depois de arrecadar US$ 2,9 milhões em financiamento.
O IntelliTread DOS coleta dados de desgaste de pneus quando um veículo passa por uma unidade semelhante a um quebra-molas, que está vinculada à análise de dados baseada em nuvem. O sistema foi projetado para alertar os gerentes de serviço e de armazém sobre a condição da banda do pneu em tempo real.
A parceria permitirá que a Bridgestone ofereça práticas de gerenciamento de pneus mais sustentáveis, eficientes e econômicas para frotas, incluindo frotas de entrega de última e meia milha, disse a empresa. É o mais recente de uma série de investimentos destinados a fortalecer o portfólio de soluções integradas da Bridgestone com foco em mobilidade sustentável.
“Com a tecnologia exclusiva da Tyrata, mais frotas terão a oportunidade de otimizar seus programas de pneus, aumentando a segurança e reduzindo a pegada ambiental”, disse Brian Goldstine, presidente de soluções de mobilidade da Bridgestone Americas.
“Nossa parceria com a Tyrata nos permitirá fortalecer e expandir nosso portfólio de soluções de gerenciamento de pneus para frotas de todos os tamanhos, enquanto trabalhamos para um futuro de mobilidade mais seguro, eficiente e sustentável”.
A tecnologia Tyrata IntelliTread substitui as verificações manuais de pátio por um sistema drive-over fácil de instalar que possui sensores resistentes a intempéries e sujeira para medições mais consistentes e precisas da profundidade do piso do pneu, disse a Bridgestone.
O sistema também tem a capacidade de detectar padrões de desgaste irregulares para frotas para otimizar a vida útil de cada pneu, reduzindo os custos operacionais e garantindo operações mais seguras.
A Bridgestone disse que poderá aproveitar os dados e insights fornecidos pela plataforma IntelliTread Tyrata.io para ajudar as frotas a maximizar a vida útil de seus ativos de pneus, reduzir o tempo de inatividade relacionado a pneus e promover as melhores práticas de desempenho sustentável dos pneus.
“O investimento da Bridgestone representa um marco muito significativo na validação da tecnologia e do modelo de negócios da Tyrata”, disse o CEO da Tyrata, Jesko von Windheim.