PIF e Pirelli anunciam joint venture para estabelecer fábrica líder de fabricação de pneus na Arábia Saudita

PIF e Pirelli anunciam joint venture para estabelecer fábrica líder de fabricação de pneus na Arábia Saudita

RIAD/MILÃO: O Fundo de Investimento Público (PIF) e a Pirelli Tire S.P.A (Pirelli), uma das fabricantes globais de pneus, anunciaram hoje a assinatura de um acordo de joint venture (JV) para construir uma fábrica de pneus em Arábia Saudita. A PIF deterá uma participação de 75% na nova joint venture, com a Pirelli detendo os 25% restantes e atuando como um parceiro tecnológico estratégico para apoiar o desenvolvimento do projeto, fornecendo assistência técnica e comercial.

A fábrica deverá iniciar a produção em 2026. A JV fabricará pneus de alta qualidade para veículos de passeio, sob a marca Pirelli, e também fabricará e comercializará pneus sob uma nova marca local voltada para o mercado nacional e regional. O investimento total na JV é de cerca de US$ 550 milhões. Para a Pirelli, o projeto terá um impacto neutro nas metas de “desalavancagem” da empresa até 2025.

A Arábia Saudita deverá tornar-se um centro global de produção automóvel até 2030. A PIF estabeleceu um setor automotivo de classe mundial na Arábia Saudita, impulsionando a transformação e aumentando as capacidades de produção, infraestruturas e cadeias de abastecimento na Arábia Saudita e em outros locais. Entre os seus principais investimentos no sector, a PIF e a Hyundai Motor Company anunciaram recentemente uma JV histórica de 500 milhões de dólares para estabelecer uma fábrica de automóveis de última geração na Arábia Saudita. E o lançamento da Tasaru, a Empresa Nacional de Investimento Automotivo e de Mobilidade, que se dedica a localizar cadeias de abastecimento automotivas e capacidades de fabricação.

A PIF também fez outros investimentos significativos no futuro da mobilidade, incluindo a criação da Ceer, a primeira marca nacional de veículos eléctricos da Arábia Saudita, bem como o investimento na Lucid Motors, que recentemente abriu oficialmente a sua primeira fábrica internacional na Arábia Saudita.

A fábrica deverá gerar uma capacidade de produção anual de 3,5 milhões de unidades, trazendo benefícios económicos adicionais e complementada por um compromisso com a sustentabilidade ambiental. A JV também servirá como uma âncora importante para atrair mais investimentos para a Arábia Saudita.

Em linha com a sua estratégia de local para local, a Pirelli, através da joint venture, se tornará a primeira fabricante de pneus de nível 1 a adquirir produção diretamente na Arábia Saudita.

Yazeed A. Al-Humied, vice-governador e chefe de investimentos do MENA na PIF, disse: “Por meio desta joint venture com a Pirelli, a PIF está construindo capacidades de produção na cadeia de valor automotiva e de mobilidade e aumentando as oportunidades de contribuição do setor privado. Esta colaboração marca outro marco fundamental na nossa jornada para diversificar a economia, aumentar a sustentabilidade e localizar as capacidades de produção na Arábia Saudita”.

Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo da Pirelli, disse: “Acessar a produção local na Arábia Saudita, um dos mercados mais promissores da atualidade, em linha com nosso posicionamento em Alto Valor e elétrico, representa uma grande oportunidade para a Pirelli. Conquistá-lo ao lado de um parceiro como a PIF, com seus planos para capacitar o setor automotivo.”

A conclusão da transação está sujeita à obtenção de aprovações das autoridades competentes e ao cumprimento de certas condições do acordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *