Agência de propaganda falsa anuncia o primeiro “incêndio de pneus” neutro em carbono
Criado pelo grupo climático Glimpse ao lado do músico Oli Frost e do laboratório de comunicações climáticas Utopia Bureau, a Atmospheric apresentou-se com um outdoor no centro de Londres, em 2023, que afirmava: “O clima está mudando. Os negócios não deveriam ser obrigados a fazê-lo.”
O post a agência diz:
Atmospheric, a agência de publicidade que conhece bem o perigo, revelou o primeiro incêndio em pneus neutro em carbono do mundo. A partir da próxima segunda-feira, os consumidores poderão fazer compras online de pneus cuja pegada de carbono tenha sido totalmente compensada, mesmo após a queima.
“Mesmo na era da emergência climática, temos de continuar a satisfazer as nossas necessidades diárias.” diz Janine Freegle, chefe de acrobacias premiadas da Atmospheric. “As pessoas querem poder manter-se aquecidas e queimar pneus sem causar impacto no planeta, e agora podem”.
A campanha foi lançada com uma exibição na Trafalgar Street que viu um enorme pneu de quase 5 metros pegando fogo na rua. As emissões resultantes da manobra serão compensadas ao longo de várias décadas através da plantação de árvores, desde que as árvores não sejam cortadas entretanto, e assumindo que as árvores não teriam sido plantadas de qualquer maneira.
Na próxima fase da campanha, a Atmospheric planeja criar um madeireiro totalmente elétrico e uma rede de pesca industrial de bioplástico.
Atmospheric Agency
A Atmospheric possui seu próprio site, página no LinkedIn e um CEO chamado Jamie Kolkot. Sua declaração de missão diz que oferece aos clientes “a licença social de que precisam para Keep the Fire Burning™”, ou “manter o fogo queimando”, em tradução direta.
O final do site revela que embora a agência não seja “real”, seus criadores acreditam que suas intenções não estão tão distantes das de agências reais. Atmospheric é uma resposta dos criadores à notícia de que McCann está prestes a representar a Saudi Aramco – a maior empresa de petróleo e gás do mundo.