Kumho Tire investirá US$ 750 milhões em sua primeira fábrica na Europa
A Kumho Tire, fabricante de pneus sul-coreana, anunciou planos de investir mais US$ 750 milhões até 2027 em sua primeira planta na Europa e, assim, ampliar seu fornecimento de pneus para fabricantes de automóveis premium no continente.
A nova fábrica terá capacidade para produzir 12 milhões de unidades/ano e se dedicará à produção de pneus de alta qualidade, como a linha Ennov para veículos elétricos.
No ano passado, a Europa representou cerca de um quarto das vendas totais da empresa, principalmente no segmento de reposição. A Kumho fornece pneus de equipamento original para a Volkswagen AG da Alemanha e para a Peugeot da França.
Os produtos chegam a partir do Vietnã, que tem fácil acesso a matérias-primas como borracha natural. No entanto, interrupções causadas por ataques da milícia Houthi baseada no Iêmen em navios que entram no Mar Vermelho através do Canal de Suez têm gerado aumento nos custos de frete e atrasos nas remessas.
“Estamos considerando Romênia, Sérvia, Portugal e Turquia como possíveis locais para a fábrica,” disse o presidente e CEO da Kumho, Jung Iltaik, ao The Korea Economic Daily. “Planejamos concluir o processo de seleção do local até o final deste ano após verificar subsídios e incentivos fiscais do governo federal e local.”
A Kumho, que atualmente opera oito fábricas em quatro países para produzir 62 milhões de pneus por ano, há muito tempo sonha com uma fábrica na Europa. A empresa esteve sob controle de credores desde que o Grupo Kumho Asiana enfrentou problemas em 2009 até que a Doublestar adquiriu uma participação controladora em abril de 2018.
Com informações Kumho Tire, Korea JoongAng Daily e Tyrepress