Hankook inicia produção em massa de pneus usando o primeiro negro de fumo certificado
A fabricante de pneus sul-coreana Hankook iniciou a produção em larga escala de pneus que utilizam três tipos de negro de fumo com certificação ISCC PLUS (Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono). Esse material, produzido a partir do óleo de pirólise de pneus fora de uso, foi desenvolvido por meio do consórcio “Modelo de Economia Circular Pneus para Pneus”.
Essa comercialização representa o primeiro resultado do consórcio, criado pela Hankook em novembro de 2023, com o objetivo de desenvolver materiais sustentáveis e viáveis para produção em massa. O projeto, realizado em conjunto com 12 outras empresas e instituições sul-coreanas, busca estabelecer um modelo de economia circular para fabricar novos pneus a partir de pneus descartados, alinhando-se à crescente demanda global por neutralidade de carbono e materiais sustentáveis.
Colaboração para uma economia circular
O avanço da Hankook em direção à neutralidade de carbono é fruto de esforços colaborativos com seus parceiros no consórcio, HD Hyundai Oilbank e HD Hyundai OCI. Essas empresas desenvolveram três tipos de negro de fumo certificados aplicando uma abordagem de balanço de massa com óleo refinado extraído do processo de pirólise de pneus fora de uso. Esse material foi certificado pelo ISCC PLUS, um sistema internacional voluntário para a certificação de sustentabilidade e circularidade de produtos. Com essa certificação, a Hankook está pronta para incorporar esses materiais na produção em massa de seus pneus.
A colaboração não apenas facilita a transição da indústria de pneus para uma economia circular, substituindo matérias-primas petroquímicas por materiais circulares, mas também contribui para a conservação de recursos naturais e redução das emissões de carbono, reduzindo a dependência de petróleo.
Ainda neste ano, a Hankook planeja aplicar o negro de fumo certificado em seus produtos para atender às exigências globais de sustentabilidade. Além disso, a empresa continuará trabalhando com o consórcio para desenvolver negro de fumo 100% derivado de óleo de pirólise, com o objetivo de atingir 100% de uso de materiais sustentáveis até 2050, acelerando assim o desenvolvimento de materiais circulares.
Meta: “Net Zero até 2050”
Paralelamente às atividades com o consórcio, a Hankook mantém um forte compromisso com a sustentabilidade na indústria global de pneus. Em 2021, sua fábrica em Geumsan, na Coreia do Sul, foi a primeira no setor a obter a certificação ISCC PLUS, seguida pela unidade na Hungria em 2023, o que estabeleceu uma base sólida para o uso de materiais sustentáveis na produção em massa.
Em agosto de 2023, a Hankook tornou-se a primeira empresa do setor de pneus na Coreia a obter aprovação da iniciativa Science Based Targets (SBTi) para suas metas de redução de gases de efeito estufa a médio e longo prazo, em busca da neutralidade de carbono até 2050. Esse compromisso reflete a implementação de medidas concretas para a redução das emissões de carbono. Em 2024, a Hankook foi também reconhecida com o credenciamento ambiental de três estrelas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o nível mais alto de certificação de sustentabilidade concedido pela organização.