Incêndio paralisa produção na fábrica da Goodyear em Luxemburgo
A produção na fábrica da Goodyear em Colmar-Berg foi interrompida após um incêndio na segunda-feira (20), mas há expectativa de retomada das operações em breve. O fogo teve início em uma planta técnica de mistura.
O incêndio mobilizou cerca de 120 bombeiros. Segundo o Serviço de Incêndio e Resgate de Luxemburgo (CGDIS), 23 funcionários foram avaliados por possível inalação de fumaça, e 11 foram encaminhados a hospitais para exames mais detalhados.
A fábrica, que produz pneus para caminhões e veículos off-road, permanece fechada, assim como escritórios e instalações de pesquisa. O Inspectorate of Labour and Mines (ITM) está avaliando a segurança para liberar a retomada das operações. Atualmente, cerca de 100 funcionários trabalham na preparação para a reabertura.
Por questões de segurança, os trabalhadores que atuavam próximos ao local do incêndio foram orientados a permanecer em casa, enquanto outros continuam suas atividades de forma remota. A Goodyear emprega cerca de 1.600 pessoas na produção de pneus e 1.500 em pesquisa e administração em Colmar-Berg.
A fábrica em Colmar-Berg, em operação há 74 anos, é uma das duas unidades da Goodyear em Luxemburgo. A outra, localizada em Dudelange e inaugurada em 2022, utiliza um processo de fabricação inovador que produz pneus quatro vezes mais rápido que os métodos convencionais.
* Com informações Luxemburg Times e Tire Business