Onde a inovação e a tecnologia impulsionam o universo dos pneus.

Internacional

Nexen Tire inaugura centro exclusivo de testes para pneus de inverno na Finlândia

A Nexen Tire anunciou a criação de um centro dedicado ao desenvolvimento e testes de pneus de inverno em Ivalo, na Finlândia, dentro da pista de provas da UTAC – maior instalação de testes automotivos da Europa, localizada a 300 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico. Com previsão de início das operações completas em […]

por Lara Roibone em 18/04/2025 - Atualizado em 18/04/2025

A Nexen Tire anunciou a criação de um centro dedicado ao desenvolvimento e testes de pneus de inverno em Ivalo, na Finlândia, dentro da pista de provas da UTAC – maior instalação de testes automotivos da Europa, localizada a 300 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico.

Com previsão de início das operações completas em dezembro de 2025, a nova estrutura funcionará como base estratégica para ampliar os ensaios de desempenho e as atividades de P&D da marca para pneus voltados a baixas temperaturas. A iniciativa reforça a atuação da Nexen Tire em mercados de clima severo, como o europeu, e responde à crescente exigência de qualidade e segurança para pneus que enfrentam neve e gelo – condições que podem ser até oito vezes mais escorregadias do que o asfalto comum.

Até então, a empresa utilizava a pista da UTAC sob contratos temporários. Com o aumento da demanda por janelas de testes e a limitação de tempo, a decisão de construir um centro próprio garante maior estabilidade nas operações, permitindo estender o período de testes de um para até quatro meses. O espaço também será usado para obtenção da certificação europeia 3PMSF (Three-Peak Mountain Snowflake), selo obrigatório para pneus de inverno no continente.

O novo centro conta com escritórios de P&D, oficinas e pistas de neve e gelo que ocupam uma área equivalente a 20 campos de futebol. Toda a operação será conduzida pela UTAC. Além da Finlândia, a NEXEN também mantém centros de testes para pneus de inverno em Taebaek, na Coreia do Sul, e em Wanaka, na Nova Zelândia – regiões que oferecem climas rigorosos em diferentes períodos do ano.

A estrutura recém-anunciada complementa a estratégia híbrida de testes da empresa, que combina simulações virtuais e ensaios físicos. Desde julho do ano passado, a Nexen conta com o “High Dynamic Driving Simulator”, tecnologia pioneira no setor de pneus da Coreia, que permite avaliar combinações de compostos e padrões de banda de rodagem em ambiente digital antes de validá-los na pista.

“Com os padrões para pneus de inverno cada vez mais exigentes, este investimento é essencial para consolidar nossa competitividade tecnológica”, afirma Travis Kang, CEO global da Tire . “O novo centro permitirá reduzir os prazos de desenvolvimento e aprimorar o desempenho dos nossos produtos por meio de pesquisas com foco em tecnologias essenciais.”

Tópicos