Onde a inovação e a tecnologia impulsionam o universo dos pneus.

Internacional

Apollo Tyres anuncia fechamento da antiga fábrica da Vredestein na Holanda até 2026

A Apollo Tyres anunciou que encerrará as atividades da tradicional fábrica de pneus localizada em Enschede, na Holanda, até o verão europeu de 2026. A planta, que pertenceu originalmente à Vredestein B.V., foi adquirida pela fabricante indiana em 2009 e conta atualmente com cerca de 588 funcionários. Segundo a empresa, a decisão foi tomada após […]

por Lara Roibone em 06/05/2025 - Atualizado em 06/05/2025

A Apollo Tyres anunciou que encerrará as atividades da tradicional fábrica de pneus localizada em Enschede, na Holanda, até o verão europeu de 2026. A planta, que pertenceu originalmente à Vredestein B.V., foi adquirida pela fabricante indiana em 2009 e conta atualmente com cerca de 588 funcionários.

Segundo a empresa, a decisão foi tomada após “investigação minuciosa e cuidadosa consideração”, diante de um cenário de custos crescentes, especialmente com energia e mão de obra, além da queda na demanda por pneus agrícolas e estepe infláveis produzidos na unidade. A pressão de preços imposta por concorrentes de baixo custo também foi apontada como um fator determinante.

“Nos últimos anos, implementamos diversas iniciativas para reduzir custos em Enschede”, afirmou Benoit Rivallant, presidente da Apollo Tyres NL. “Embora tenhamos obtido algumas economias, elas foram neutralizadas pela inflação constante. Concluímos que não há outra alternativa viável senão recomendar a descontinuação das atividades de produção.”

A fábrica de Enschede opera há 78 anos e tem capacidade anual de produção de aproximadamente 670 mil unidades. A desativação da planta ainda depende da conclusão do processo de consulta ao Conselho de Trabalhadores e da aprovação do conselho supervisor da empresa.

A Apollo afirmou que está em diálogo com os colaboradores, fornecedores e demais partes da cadeia de valor para garantir uma transição transparente. Os clientes europeus seguirão sendo atendidos pelas instalações da marca na Hungria, em Gyöngyöshalász, inaugurada há 10 anos, além das fábricas na Índia.

O fechamento da planta representa um marco simbólico e estratégico no setor de pneus europeu, refletindo a dificuldade de manter a produção em mercados com altos custos operacionais. A saída de uma fabricante consolidada da Holanda pode reduzir a diversidade de oferta local e concentrar ainda mais a produção em países com estruturas mais competitivas, como Hungria e Romênia. Além disso, o impacto social sobre a cidade de Enschede e os quase 600 trabalhadores deve reacender debates sobre reindustrialização, automação e políticas públicas de incentivo ao setor.

Atualmente, a Apollo Tyres ocupa a 14ª posição entre os maiores fabricantes de pneus do mundo, com vendas globais de US$ 3,09 bilhões no ano fiscal de 2023. A marca Vredestein continuará sendo usada nas linhas de pneus de alta performance para automóveis e picapes.

* Com Informações Europen Rubber Journal e Rubber News

Tópicos