Mercedes-Benz desativará planta de Iracemápolis
Nesta quinta-feira, 17 de dezembro, a Mercedes-Benz AG anunciou em comunicado à imprensa a decisão de encerrar a produção de automóveis premium em sua fábrica de Iracemápolis, cidade localizada no interior de São Paulo.
As unidades da Daimler AG em São Bernardo do Campo, São Paulo (Caminhões e Chassis de Ônibus) e Juiz de Fora, Minas Gerais (Cabinas de Caminhões), seguem em operação.
Diversos fatores influenciaram na decisão da companhia, tais como a difícil situação econômica do país, a queda no consumo de automóveis premium e, claro, a pandemia da COVID-19 que agravou ainda mais um cenário bastante desfavorável.
“Como parte de nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. O objetivo é aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil. Nosso primeiro objetivo agora é encontrar uma solução sustentável para os colaboradores dessa unidade”, disse Jörg Burzer, Membro do Board da Mercedes-Benz AG, no comunicado distribuído à imprensa.
A Mercedes-Benz emprega 370 funcionários em Iracemápolis. Os automóveis lá produzidos, como Classe C e GLA, serão transferidos para outras plantas. A decisão não afeta a operação dos cerca de 50 concessionários de automóveis premium, que continuarão comercializando os veículos da marca no mercado brasileiro.