Nova “borracha natural com odor reduzido” oferece solução pioneira “mais verde” para fábricas de pneus
Sumitomo Rubber Industries (RSI) desenvolve tecnologia considerada “um passo principal” na resolução de problemas de odor de longa permanência oriundo da borracha natural.
Depois de identificar com sucesso os fatores que fazem com que a borracha natural emita seu odor característico, a Sumitomo Rubber Industries (SRI) desenvolveu uma ‘borracha natural de odor reduzido’ (RONR), um novo tipo de borracha natural que libera menos odor.
Graças à introdução de uma técnica de processamento de matéria-prima proprietária na fábrica do SRI na Tailândia, sua nova ‘Borracha Natural de Odor Reduzido’ oferece uma redução significativa no odor, suprimindo a quebra de componentes não-borracha causadores de odor (como proteínas e lipídios) que são encontrados na borracha natural em seu estado de matéria-prima.
“O estabelecimento desta nova técnica representa um grande passo para resolver problemas de odores de longa duraçao, não apenas em fábricas de processamento de borracha natural, mas também em fábricas de pneus e outros locais onde a borracha natural é manuseada”, disse o Dr. Bernd Löwenhaupt da Sumitomo Rubber Europe GmbH .
Como a borracha natural em particular é responsável por aproximadamente 30%* das matérias-primas que compõem um pneu (por peso), a SRI está atualmente avançando com outros esforços para encontrar soluções para os vários problemas de seu uso. Isso vai desde a melhoria do desempenho do pneu e uma maior consciência ambiental geral, como a modificação das propriedades da borracha natural e maior uso de materiais de biomassa.
* Fonte: Relatório da “Indústria de Pneus do Japão 2019” (Japan Automobile Tire Manufacturers Association)