A popularização dos veículos elétricos terá quais impactos no mercado de pneus?

A popularização dos veículos elétricos terá quais impactos no mercado de pneus?

* Chaoyang Brasil

Na previsão de um artigo recente da Anfavea, estima-se que até 2035, 65% dos novos veículos sejam elétricos ou híbridos. No primeiro semestre de 2024, a venda de veículos elétricos ou híbridos no Brasil atingiu 7% de todos os carros novos vendidos, o que parece estar muito distante dos 65%. Porém, caso essa previsão se concretize, quais seriam os impactos no mercado de pneus do Brasil?

Primeiramente, os veículos elétricos ou híbridos, buscando maior autonomia, exigem pneus com menor resistência ao rolamento. No entanto, esses veículos também possuem características como peso elevado e alto torque, o que requer pneus mais resistentes ao desgaste e com maior capacidade e desempenho. Esses requisitos de desempenho, que muitas vezes são contraditórios, não podem ser atendidos pelos pneus tradicionais. Se pneus convencionais forem utilizados em veículos elétricos ou híbridos, podem surgir problemas como autonomia insuficiente ou desgaste prematuro. A popularização dos veículos elétricos ou híbridos impulsionará o upgrade dos pneus.

Para a indústria de pneus, essa mudança traz uma boa notícia porque o upgrade dos produtos resulta em maior valor agregado e, consequentemente, em maior margem de lucro. A má notícia é que, embora o mercado de pneus cresça, haverá mais concorrência. Como os veículos elétricos ou híbridos não precisam (ou consomem menos) lubrificantes, filtros e outras autopeças, muitos distribuidores de autopeças terão que entrar no mercado de pneus para compensar a perda de vendas (e alguns já estão agindo nesse sentido).

As mudanças no mercado representam tanto riscos quanto oportunidades. Aproveite essa transformação junto com a maior fábrica de pneus da China (que também é o maior fornecedor de pneus exclusivos para veículos elétricos) e alcance o sucesso no futuro!

Caso tenha interesse, entre em contato com a CHAOYANG para mais informações.

– As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do 54PSI –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *