Apollo Tyres aumenta em 9% sua produtividade com IoT da Deloitte e AWS

Apollo Tyres aumenta em 9% sua produtividade com IoT da Deloitte e AWS

A Apollo Tyres, uma das maiores fabricantes de pneus da Índia, colocou a mão na massa para transformar seus processos de produção através de uma estratégia digital ambiciosa. A empresa se uniu à Deloitte, parceira da Amazon Web Services (AWS), para implementar uma solução de Internet das Coisas (IoT) na nuvem da AWS. Com isso, conectaram todos os maquinários da fábrica a um enorme banco de dados centralizado.

Essa coleta de dados em tempo real, aliada à integração e análise avançada por meio de um dashboard centralizado, possibilitou um aumento de 9% na produtividade dos equipamentos principais e uma redução de 3% no consumo de energia.

A Apollo possui sete fábricas independentes espalhadas pela Ásia e Europa e vem crescendo rapidamente nas últimas décadas. No entanto, a companhia enfrentava um problema: faltava visibilidade do desempenho de seus equipamentos. Para resolver isso, buscaram uma solução de IoT para digitalizar e padronizar a produção. A chave para a eficiência estava nos dados gerados pelas máquinas.

As máquinas da Apollo já contavam com sistemas de supervisão e aquisição de dados (SCADA), que coletam informações sobre capacidade de produção e outras métricas. Porém, esses dados ficavam isolados, oferecendo apenas uma visão limitada do desempenho individual de cada máquina, sem permitir comparações entre elas ou entre fábricas diferentes.

Essa falta de visão geral era especialmente preocupante no caso dos misturadores de borracha. Essas máquinas são essenciais para a produção e representam um alto investimento, cerca de US$ 24 milhões cada, incluindo a infraestrutura relacionada. Além disso, exigem muita mão de obra e consomem bastante energia. Logo, qualquer melhoria em seu desempenho traria retornos significativos.

A solução consiste em uma plataforma de manufatura inteligente com um painel de controle centralizado. Para testar a viabilidade do projeto, a Apollo começou pelos misturadores, enviando os dados deles para o data lake da AWS. A Amazon Redshift, por sua vez, permitiu a visualização desses dados no painel, fornecendo uma visão detalhada e quase em tempo real das métricas dos equipamentos. Isso possibilitta tomadas de decisão mais rápidas e embasadas por parte da equipe da fábrica.

Finalmente, com a nova conectividade, a Apollo conseguiu comparar dados de forma inédita. “Essa é a grande vantagem”, disse Shibu George, líder global de manufatura avançada da Apollo Tyres. “Quando começamos a transmitir dados para a AWS, pudemos comparar o desempenho dentro da mesma fábrica e entre fábricas diferentes. Essa é uma oportunidade única.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *