Associação da indústria chinesa registra que metade dos fabricantes de pneus registrados fecharam as portas em 10 anos
De acordo com dados da CRIA (China Rubber Industry Association) a produção de seus 42 membros produtores de pneus em 2020 foi responsável por 77% do volume total produzido na China, sendo que seus 10 maiores membros representaram 53% deste volume e cerca de 97,29% dos resultados financeiros. Com a concentração crescente da indústria de pneus, a eliminação da capacidade de produção de “baixo custo” tornou-se cada vez mais rápida. Nos últimos anos, cada vez mais empresas chinesas de pneus entraram em crise de gestão e faliram.
De acordo com as estatísticas, em 2021, mais de dez empresas de pneus de borracha já foram à falência. A associação afirma que o número de fábricas de pneus monitoradas por autoridades chinesas caiu de mais de 500 no passado para 230, uma queda de 59%.
Ainda de acordo com os dados da CRIA, havia cerca de 390 fábricas de pneus monitoradas pelos “departamentos de estatísticas nacionais” em 2018, entre as quais estavam cerca de 275 aprovadas na certificação de segurança de produto CCC. Ou seja, em apenas três anos, as fábricas de pneus incluídas no monitoramento do departamento de estatística nacional diminuíram em 160 localidades e o número de fábricas de pneus de automóveis com certificação de segurança CCC foi reduzido em 50 unidades.
Fonte: CRIA e Jason L.