Bridgestone anuncia construção de planta piloto para pirólise precisa de pneus descartados no Japão
A Bridgestone anunciou planos para a construção de uma planta piloto de demonstração para a pirólise “precisa” de pneus descartados, a ser instalada em sua fábrica na cidade de Seki, na província de Gifu, Japão. A instalação começará a operar em 2027, com o objetivo de promover o reaproveitamento horizontal de pneus, demonstrando a viabilidade da tecnologia de reciclagem química, que visa a obtenção de óleo derivado de pneus e negro de fumo recuperado. O projeto faz parte do plano de negócios de médio prazo da companhia (2024-2026), voltado para o crescimento sustentável.
Pirólise é um método de aquecimento de compostos em um ambiente livre de oxigênio para produzir ou recuperar os materiais originais dos compostos. Na pirólise precisa de pneus, controlando condições detalhadas como temperatura e tempo, pneus em fim de vida são aquecidos em um estado livre de oxigênio para produzir óleo de alta qualidade (óleo derivado de pneu) e negro de fumo.
Em 2023, a empresa lançou uma unidade de testes no Bridgestone Innovation Park (BIP), em Kodaira, Tóquio, onde começou a desenvolver a tecnologia de pirólise precisa para a extração do óleo e do negro de fumo. O óleo obtido é refinado para gerar produtos químicos como o butadieno, matéria-prima para a produção de borracha sintética, possibilitando seu reaproveitamento como insumo na fabricação de novos pneus.
A nova planta piloto de demonstração será construída com base nas tecnologias desenvolvidas e testadas na unidade do BIP. O objetivo é estabelecer processos de produção em larga escala para a produção contínua e estável de óleo derivado de pneus e negro de fumo recuperado. Com isso, a Bridgestone pretende não apenas demonstrar a viabilidade técnica dessa tecnologia, mas também impulsionar sua implementação em larga escala no futuro.