Bridgestone anuncia pneu de corrida Firestone Firehawk produzido com borracha natural extraída de guayule
Como parte de uma iniciativa mais ampla para acelerar o uso de tecnologias sustentáveis na NTT INDYCAR SERIES, a Bridgestone Americas anunciou seus planos para lançar os pneus de corrida Firestone Firehawk produzidos com borracha natural de guayule, arbusto do deserto do sudoeste americano. O guayule é atualmente cultivado e sua borracha natural extraída nas instalações de P&D da empresa no Arizona.
Desde 2012, quando começou a pesquisar essa nova matéria-prima sustentável, a Bridgestone já investiu mais de US$ 100 milhões no projeto. A meta da companhia é comercializar o uso sustentável de borracha natural guayule em pneus até 2030.
O pneu de corrida guayule, com uma nova parede lateral verde, será apresentado durante o Indy 500 Pit Stop Challenge no próximo dia 27 de maio. Os pneus de corrida alternativos Firestone Firehawk feitos de borracha guayule farão sua estreia na competição no Big Machine Music City Grand Prix em Nashville, em agosto.
“A introdução da borracha natural guayule nas principais séries de corridas de rodas abertas da América mostra a confiança que temos na tecnologia e sua promessa como uma fonte escalável, sustentável e doméstica da matéria-prima mais vital da nossa indústria”, destaca Nizar Trigui, chefe de tecnologia, diretor e presidente do Grupo de Negócios de Soluções da Bridgestone Americas, Inc.