Bridgestone, BB&G e Versalis inovam com a criação de um ecossistema sustentável para reciclagem completa de pneus

Bridgestone, BB&G e Versalis inovam com a criação de um ecossistema sustentável para reciclagem completa de pneus

A Bridgestone EMEA, o Grupo BB&G e a Versalis firmaram um acordo para criar um ecossistema de ciclo fechado que recicla pneus em fim de vida em novos pneus. O objetivo é unir a inovação e expertise das três empresas para desenvolver uma cadeia de suprimentos mais sustentável e escalável.

Anualmente, cerca de 1 bilhão de pneus chegam ao fim de sua vida útil, segundo dados do Projeto da Indústria de Pneus do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). As empresas buscam uma solução inovadora e responsável para aumentar a sustentabilidade no setor de borracha sintética, prolongando o ciclo de vida dos pneus e contribuindo para suas metas ambientais.

Os pneus em fim de vida serão reciclados através de pirólise, transformando-se em óleo de pirólise (TPO), que será utilizado para criar elastômeros de alta qualidade para novos pneus. A parceria visa escalar a tecnologia de pirólise e utilizar o processo comercial da BB&G para reciclagem em larga escala.

A BB&G já opera uma planta comercial de pirólise de pneus na cidade de Fátima, em Portugal, desde julho deste ano. Nos próximos meses, o óleo produzido será processado pela Versalis para fabricar elastômeros circulares, que a Bridgestone utilizará em um lote de pneus a ser produzido em 2025. Essa planta desempenhará um papel crucial na circularidade global de pneus.

A Versalis, empresa química da Eni, integrará o óleo de pirólise em sua cadeia de suprimentos, expandindo sua linha de produtos sustentáveis. A Bridgestone, por sua vez, utilizará esses elastômeros para produzir pneus com maior porcentagem de borracha reciclada, fortalecendo seu compromisso com materiais 100% sustentáveis até 2050.

Os três parceiros continuarão colaborando para desenvolver soluções técnicas de reciclagem de pneus em grande escala, promovendo a circularidade e alinhando-se com os objetivos globais de sustentabilidade da indústria de pneus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *