Onde a inovação e a tecnologia impulsionam o universo dos pneus.

Corporativo

Bridgestone busca ampliar ações para a reciclagem de pneus

A japonesa Bridgestone tem investido na gestão ambiental e na promoção da economia circular, com foco na destinação correta de pneus inservíveis. O descarte inadequado desses resíduos representa um desafio crescente para o meio ambiente, especialmente pela contaminação de solos e corpos d’água, além do risco de proliferação de vetores de doenças. O reaproveitamento de […]

por Lara Roibone em 27/05/2025 - Atualizado em 23/05/2025

A japonesa Bridgestone tem investido na gestão ambiental e na promoção da economia circular, com foco na destinação correta de pneus inservíveis. O descarte inadequado desses resíduos representa um desafio crescente para o meio ambiente, especialmente pela contaminação de solos e corpos d’água, além do risco de proliferação de vetores de doenças.

O reaproveitamento de pneus fora de uso tem se mostrado uma alternativa estratégica não apenas para mitigar impactos ambientais, mas também para fomentar novos modelos econômicos com menor dependência de recursos virgens. Desde 2012, a empresa mantém metas ambientais de longo prazo, com o objetivo de atingir, até 2050, o uso exclusivo de materiais sustentáveis, operar em harmonia com os ecossistemas e reduzir significativamente as emissões globais de dióxido de carbono (CO₂).

No México, a fábrica da Bridgestone em Cuernavaca, no estado de Morelos, serve como exemplo de aplicação prática dessas diretrizes. A unidade alcançou uma taxa de 96% de desvio de resíduos de aterros sanitários e implementou medidas como o reuso de água e programas de coleta de pneus usados, a exemplo do “Llantatón”, que incentiva o descarte ambientalmente adequado por parte da população.

Segundo Leoncio Rojas, gerente sênior de meio ambiente da Bridgestone América Latina, a companhia tem adotado políticas de gestão de resíduos voltadas para soluções que prolonguem o ciclo de vida dos produtos. A ideia é integrar essas ações a uma lógica de responsabilidade corporativa permanente, que priorize o desenvolvimento de tecnologias e práticas com menor impacto ambiental.

Tópicos