Bridgestone e Dow apresentam tecnologia de seleante B-SEALS na Silicone Expo 2022

Bridgestone e Dow apresentam tecnologia de seleante B-SEALS na Silicone Expo 2022

Após mais de quatro anos de trabalho conjunto, a Bridgestone Americas e a Dow apresentam a partir de hoje (21) na Silicone Expo 2022, em Detroit, o B-SEALS, uma tecnologia de selante de pneus reciclável à base de silicone desenvolvida em parceria pelas empresas. Continental e Pirelli já comercializam soluções autosselantes semelhantes.

A tecnologia B-SEALS oferece vedação em caso de furo sem comprometer a sustentabilidade. Ao contrário dos selantes convencionais que são difíceis de separar dos pneus, este, à base de silicone, pode ser removido com eficiência após a aplicação, promovendo a capacidade de reparo do pneu e potencialmente aumentando o tempo de serviço do pneu. Por ser removível e reciclável, ela também suporta a reciclagem de pneus em fim de vida e permite a circularidade do material utilizado em sua construção.

O aumento da comercialização de novos veículos de passageiros não equipados com estepe tem levado ao aumento da demanda por soluções de mobilidade estendida, como tecnologias de pneus auto-vedantes e runflat. A Bridgestone oferecerá inicialmente pneus com tecnologia de selante B-SEALS para fabricantes de equipamentos originais.

A introdução do selante de pneus à base de silicone B-SEALS é o exemplo mais recente de como a Bridgestone está trabalhando para cumprir seus compromissos de sustentabilidade envolvendo neutralidade de carbono e pneus feitos de materiais 100% renováveis até 2050.

Em abril, a empresa anunciou uma parceria com a LanzaTech para converter pneus em fim de vida em novos materiais, incluindo etanol sustentável, além de explorar processos para criar borracha sintética sustentável que não dependa de produtos químicos derivados do petróleo. A Bridgestone também continua avançando em sua iniciativa de P&D destinada a diversificar a oferta mundial de borracha natural ao comercializar o uso de borracha natural de guayule em pneus até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *