Bridgestone equipará o primeiro carro elétrico solar de longo alcance do mundo
O primeiro veículo elétrico solar de longo alcance do mundo, o Lightyear One, vai rodar com pneus Bridgestone Turanza Eco quando estiver disponível na Europa ainda este ano. Projetado e construído pela holandesa Lightyear, ele terá um alcance de 450 milhas e será carregado diretamente através de um grande teto solar.
Para garantir a maior eficiência do veículo, a Lightyear buscou um pneu que oferecesse resistência ao rolamento muito baixa e peso reduzido para preservar a vida útil da bateria, maximizar o alcance do veículo e reduzir o impacto ambiental.
A escolha recaiu sobre o modelo Turanza Eco que, pela primeira vez, combina as tecnologias ENLITEN and ologic™ da Bridgestone pela primeira vez. Trabalhando juntas, elas reduzem o peso através do uso de menos matérias-primas ao longo do processo de fabricação, enquanto reduzem a resistência ao rolamento por meio de padrões de banda inovadores, diâmetros maiores, altas pressões de inflação e um design diferenciado.
O objetivo é proporcionar uma contribuição significativa na eficiência do pneu para ampliar a vida da bateria, maximizar o alcance do veículo e reduzir o impacto ambiental. O pneu também apresenta dispersão de sílica aprimorada, obtida por uma nova tecnologia de mistura que retira 10% do peso do pneu sem comprometer a sua quilometragem e aderência.
Além disso, o Turanza Eco terá a nova marcação EV da Bridgestone em sua parede lateral. Ela é aplicada em modelos feitos sob medida para veículos elétricos e significa que os pneus foram submetidos a testes rigorosos para receber a aprovação dos fabricantes de automóveis. Como resultado, eles oferecem suporte às características exclusivas dos veículos elétricos e atendem aos requisitos do fabricante de automóveis quanto à autonomia da bateria, controle do veículo e vida útil do pneu.
No processo de desenvolvimento, a Bridgestone utilizou sua tecnologia Virtual Tire Development, que permite a modelagem precisa do desempenho de um pneu sem ter que produzi-lo fisicamente e testá-lo, economizando até 25.000 milhas (40.000 quilômetros) em testes externos, além de reduzir o tempo de desenvolvimento do produto em até 50%.
Emilio Tiberio, diretor de operações da Bridgestone EMIA, diz que a Lightyear “nos impressionou com sua abordagem à mobilidade sustentável desde que vimos a equipe enfrentar o Bridgestone World Solar Challenge e estamos entusiasmados em participar do projeto Lightyear One . A Bridgestone está comprometida com uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2030 e materiais 100% sustentáveis até 2050 e as parcerias estratégicas são fundamentais para atingir esses objetivos”.
A base para o Lightyear One foi lançada durante o Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de 1.900 milhas através do Outback australiano que ultrapassa os limites da inovação tecnológica e da mobilidade movida a energia solar.
A Bridgestone colabora há oito anos com a Eindhoven Technical University e as pessoas por trás da Lightyear. A Solar Team Eindhoven, o berço do Lightyear, ganhou a Bridgestone World Solar Challenge Cruiser Cup quatro vezes consecutivas, de 2013-2019.