Bridgestone processa Apollo Tyres pela marca Pinza

Bridgestone processa Apollo Tyres pela marca Pinza

Bridgestone Americas Tire Operations L.L.C. está processando a Apollo Vredestein BV pelo uso pela Apollo de um de seus nomes comerciais de produtos de pneus.

A subsidiária da Bridgestone Americas Inc. alegou que o sufixo “nza” de sua marca registrada foi usado ilegalmente na linha de pneus Vredestein Pinza da Apollo.

A ação, movida em 12 de janeiro no Tribunal Distrital dos EUA, apontou que as principais marcas registradas da Bridgestone incluem Potenza, Turanza e Alenza, algumas datadas de 1981, alegando que a marca Pinza da Apollo era “confusamente semelhante” às suas marcas registradas.

Devido à “natureza distintiva e força inerente” das marcas registradas e devido ao seu “uso generalizado, publicidade, promoção; e bilhões de dólares em vendas”, disse a Bridgestone, acrescentando que as três marcas eram “comercialmente fortes e famosas”.

Em 2006, a Bridgestone se opôs a um pedido de intenção de uso da marca Milanza para pneus de propriedade da Federal Corp. A decisão inicial nesse caso foi que as marcas Potenza e Turanza “não tinham alcançado um reconhecimento significativo independente da famosa marca da casa Bridgestone” e que a marca Milanza não “causaria confusão”.

No entanto, em recurso, o veredicto foi revertido, com o tribunal a decidir que “o uso exclusivo prolongado destas marcas, a ampla promoção e marketing, os milhares de milhões de dólares em vendas de pneus com estas marcas, demonstram força comercial”.

Apollo se posiciona
Num comunicado, funcionários da Apollo disseram à Tire Business que acreditam que o processo da Bridgestone não tem mérito e que a empresa pretende defender-se.

“Vredestein é uma marca com um legado de 115 anos, comercializada e vendida pela Apollo Tyres, que se distingue por uma rica história de nomes italianos incorporados em diversas linhas de produtos”, afirmou a empresa no comunicado.

“A linha de produtos Vredestein Pinza, semelhante a várias outras ofertas da Vredestein, foi projetada e batizada por uma renomada empresa de design italiana. ‘Pinza’ significa ‘alicate’ ou ‘pinça’ em italiano, evocando a qualidade de aderência dos pneus.”

“Nenhum fabricante de pneus detém o monopólio sobre nomes de pneus que incluem as letras ‘nza’ e a Vredestein não deseja associar os seus pneus aos de qualquer outro fabricante. A Vredestein usa a marca Vredestein próxima ao nome Pinza – deixando clara a origem de seus pneus”, afirmou a empresa.

“A linha Vredestein Pinza tem desfrutado de uma presença proeminente no mercado dos Estados Unidos há mais de três anos, incluindo resultados de testes líderes de mercado e análises de consumidores, durante os quais não foram observadas ocorrências de confusão no consumidor ou no nível comercial”, disse a Apollo. .

Fonte: Tire Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *