Bridgestone TechSyn: parceria para criar os polímeros do futuro
A Bridgestone firmou parceria com dois de seus principais fornecedores de materiais no desenvolvimento de novos polímeros para pneus. A ideia é que os novos materiais possam permitir melhorar quilometragem e reduzir a resistência ao rolamento sem afetar outros parâmetros de desempenho.
A colaboração, que os parceiros estão chamando de TechSyn, envolve a Arlanxeo Performance Elastomers, produtora holandesa de polímeros sintéticos, e a Solvay, especialista belga em cargas para polímeros, especialmente sílica.
O novo empreendimento aproveita a experiência da Solvay em materiais avançados de sílica e a experiência da Arlanxeo no desenvolvimento e produção de novos elastômeros para pneus, combinada com a tecnologia de compostos “inovadores” da Bridgestone, disseram executivos das três empresas durante um webinar organizado pelo European Rubber Journal.
Trabalhando juntas nos últimos 24 meses, as três empresas criaram o TechSyn como uma “plataforma de tecnologia” projetada para oferecer resistência “incomparável” e desempenho ambiental sem comprometimentos, combinando borracha sintética “quimicamente otimizada” com sílica “feita sob medida”, interagindo em um nível molecular.
A parceria em vigor permite às empresas ampliar os parâmetros do clássico triângulo de trade-off de desempenho para viabilizar melhorias em mais de uma área sem comprometer as demais, segundo Herman Dikland, diretor de tecnologia da Arlanxeo.
Na apresentação, a Bridgestone afirma que será capaz de oferecer um pneu que tenha até 30% melhor resistência ao desgaste e uma redução de 6% na resistência ao rolamento sem comprometer o desempenho em outras áreas, de acordo com Emilio Tiberio, diretor de operações e diretor de tecnologia, da Bridgestone EMIA.
Em essência, a colaboração permitiu aos parceiros entender o que está acontecendo em nível molecular quando a borracha interage com a sílica e outros agentes, de acordo com Nicolas Cudré-Mauroux, gerente geral do grupo de pesquisa e inovação da Solvay, que destacou que os polímeros de pneus estão entre os os materiais compostos mais complexos do mundo industrial.
A Bridgestone já começou a empregar o conhecimento adquirido com esta parceria para aprimorar sua tecnologia de resistência ao rolamento reduzida Enliten, disse Tiberio, e permitirá à empresa “envolver esses benefícios” em outros projetos de tecnologia de ponta.
Quanto a quando um pneu usando a tecnologia TechSyn pode estar no mercado, o executivo disse que a Bridgestone está “fazendo as preliminares” nesse objetivo, mas disse que a empresa divulgará mais “no devido tempo”.
A Arlanxeo, com sede em Maastricht, Holanda, anteriormente empresa de elastômero da Bayer A.G., é subsidiária da Saudi Arabian Oil Co. É considerada uma das maiores produtoras mundiais de borracha sintética.
A Solvay S.A., sediada em Bruxelas, está envolvida em materiais, produtos químicos e soluções, incluindo sílicas precipitadas para reforço de borracha.