Bruno Covas assina “Compromisso pela Mobilidade” da Amobitec
Prefeito reeleito se compromete com a inovação em mobilidade e reafirma disponibilidade em promover políticas públicas que transformem a qualidade dos deslocamentos urbanos.
Bruno Covas, prefeito eleito de São Paulo no último dia 29 de novembro, assinou o “Compromisso pela Nova Mobilidade” da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), associacão que reúne empresas como Uber, 99, Quicko, Grow, iFood, entre outras. O documento atesta o compromisso com a promoção de políticas públicas que transformem a qualidade dos deslocamentos urbanos, uma espécie de acordo pazes (ou uma tentativa de) entre o prefeito da capital com empresas do ramo após os episódios de recolhimento de patinetes que ocorreram no ano passado.
A carta “Compromisso pela Nova Mobilidade” congrega cinco princípios fundamentais que guiarão a construção de uma mobilidade transformadora, vantajosa e integrada. A Amobitec entende como Nova Mobilidade a incorporação de tecnologias, como a utilização de aplicativos de smartphones para informações sobre mobilidade em tempo real, pagamentos de transporte, serviços de compartilhamento e veículos sob demanda, com o intuito de construir uma mobilidade urbana mais eficiente, democrática e multimodal.
Conheça os cinco princípios:
- Priorizar as pessoas no planejamento da mobilidade
- Garantir a inovação no setor da mobilidade
- Trabalhar em parceria com o setor privado e organizações não governamentais
- Promover a melhoria dos sistemas de transporte públicos através da implementação de novas tecnologias e sistemas integrados
- Comprometer-se com a abertura de dados do transporte público
O objetivo da Amobitec é que mais vereadores e prefeitos eleitos pelo Brasil assinem a carta, se comprometendo com as ideias acima e levando uma melhor gestão de mobilidade em todo o país.
“Precisamos construir cidades mais inovadoras, conectadas e sustentáveis e é fundamental que os fundamental que os prefeitos e vereadores eleitos destas grandes cidades assumam o compromisso público de promover uma mobilidade urbana mais eficiente, democrática e multimodal. Para isso, precisamos caminhar lado a lado com os gestores municipais e promover a melhora e a renovação nos transportes”, aponta Diogo de Sant’Ana, diretor executivo da Amobitec.