Califórnia exige que fabricantes de pneus avaliem produtos químicos alternativos para melhorar a saúde pública e ambiental
Imagem: NOAA Fisheries
O Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas (DTSC) da Califórnia implementou uma regra que exige que os produtores de pneus à venda no estado investiguem alternativas mais seguras ao produto químico 6PPD, usado pelos fabricantes para reduzir rachaduras nos pneus e aumentar sua vida útil.
A decisão foi adotada para proteger a saúde pública e ambiental, e ocorre quando se descobriu que o 6PPD reage com o ozônio no ar, resultando em 6PPD-quinona. Vestígios foram descobertos nos riachos da Califórnia, com o produto químico matando o salmão-prateado enquanto a espécie migra rio acima para desovar.
A regulamentação do DTSC adiciona pneus contendo 6PPD à lista de produtos prioritários da Califórnia, que foi inicialmente proposta em 2022, e entrará em vigor em 1º de outubro de 2023. O DTSC também anunciou que os fabricantes nacionais e estrangeiros devem informar o departamento até 30 de novembro. se os pneus que produzem para o mercado californiano contiverem 6PPD.
O departamento está trabalhando em colaboração com a Associação de Fabricantes de Pneus dos EUA (USTMA) para orientar os fabricantes de pneus através do novo processo.
“Estamos trabalhando com a EPA dos EUA, outros estados, pesquisadores e a Associação de Fabricantes de Pneus para encontrar um caminho para tornar os pneus mais seguros para o nosso meio ambiente sem comprometer a segurança na estrada”, disse a Dra. Meredith Williams, diretora da DTSC.
A nova regulamentação surge depois de cientistas do Noroeste Pacífico dos EUA associarem o 6PPD dos pneus às mortes do salmão prateado. A presença confirmada de 6PPD-quinona nos cursos de água do estado resultou na classificação das espécies de salmão como em perigo ou ameaçadas.
“O processo de Análise de Alternativas do DTSC exige que os fabricantes identifiquem e comparem os impactos das alternativas potenciais com os do Produto Químico Preocupante ao longo do ciclo de vida de um produto”, explicou Karl Palmer, vice-diretor do DTSC.
“O 6PPD desempenha um papel crucial na segurança dos pneus nas estradas da Califórnia e, atualmente, não existem alternativas mais seguras amplamente disponíveis. Por esta razão, a nossa estrutura é ideal para identificar alternativas ao 6PPD que garantam a segurança contínua dos pneus nas estradas da Califórnia, ao mesmo tempo que protegem as populações de peixes da Califórnia e as comunidades que deles dependem.”
Fonte: Tire Technology International
Um comentário em “Califórnia exige que fabricantes de pneus avaliem produtos químicos alternativos para melhorar a saúde pública e ambiental”