CantuStore traz 180 mil pneus direto da Ásia com navio próprio
A CantuStore tomou uma medida ousada para melhorar a competitividade e reduzir os custos do frete internacional: contratou um navio para trazer diretamente da Ásia ao Porto de Itajaí pneus das marcas próprias Speedmax e Gripmaster, sem escalas. A carga, que chegou no último sábado, 7 de setembro, inclui cerca de 180 mil itens, totalizando 2,6 mil toneladas.
A decisão de utilizar um navio próprio foi tomada para contornar o aumento dos custos e prazos do frete marítimo internacional, impactados por problemas logísticos globais. A ação resultou em uma economia de 20% em relação ao custo de uma empresa terceirizada e reduziu o tempo de viagem em 25%. Isso permitiu à CantuStore manter sua competitividade e garantir a disponibilidade dos produtos para os clientes.
O diretor de compras Internacionais da CantuStore, Andrey Silvino Leandro, explica que a contratação do navio foi uma resposta à escassez de equipamentos e ao fluxo internacional instável de contêineres. Ele destaca que essa medida é parte das iniciativas da empresa para otimizar custos e adaptar-se às condições de mercado.
Beto Cantu, CEO e fundador da CantuStore, ressalta que a decisão de desembarcar o navio em Itajaí não foi apenas estratégica, mas também uma forma de valorizar a cidade que é sede do grupo. A operação gerou impacto positivo na economia local, com a criação de empregos e o aumento de tributos para a cidade.
A viagem sem escalas da Ásia para Itajaí reduziu o tempo de trânsito de 60 para 45 dias. A carga incluiu 200 contêineres com 46 mil pneus de carga, 70 mil de passeio, 5 mil agrícolas, além de outros itens como rodas e câmaras de ar.
Beto Cantu também destaca que a iniciativa de alugar um navio de forma independente demonstra o compromisso da empresa em melhorar a experiência dos clientes, com foco na preparação para grandes eventos de vendas, como a Black Friday e o Mês Roxo de ofertas. “Somos a primeira empresa de pneus brasileira que aluga um navio de forma independente para atender nossos consumidores”, conclui.