Como diminuir seus custos utilizando a gestão de pneus?
Quer saber como economizar nos custos logísticos? A gestão de pneus é uma solução que gera a redução de gastos e agilidade para a rotina dos negócios.
Os custos logísticos somam os gastos de uma empresa após a fabricação de um determinado produto até que ele chegue ao seu destino.
O conceito engloba investimentos que vão desde o transporte da mercadoria até valores de impostos, operações de distribuição, entre outros.
Conforme apontam os dados do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os custos logísticos sobem continuamente desde 2012 e já superam a marca de 6,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Isto é o equivalente a R$401 bilhões, somente em operações de transporte.
Dependendo de como você realiza a sua gestão, os impactos no caixa da empresa podem ser bastante negativos. Por isso, você precisa de um controle financeiro mais rigoroso, principalmente sobre custos como combustível, pneus e manutenção — os três principais de uma frota.
Por que a gestão de pneus ajuda na redução de custos logísticos?
A gestão de pneus garante que o veículo circule adequadamente, sem imprevistos como estouro de pneu, aquaplanagem ou tombamentos.
Rodar com os pneus abaixo da calibragem indicada, por exemplo, pode ocasionar deformidades, prejudicando não só a estrutura do pneu e veículo, mas colocando a vida do motorista em risco e e consumindo mais combustível.
De acordo com Luiz Felipe, sócio fundador e CTO da Prolog App, o controle de pneus entra, então, como um método de otimização com o objetivo de impedir esses problemas. Sendo responsável por controlar tudo o que diz respeito ao ativo, como:
- Determinar o período ideal para realizar o rodízio;
- Definir quando trocar ou reformar os pneus;
- Indicar práticas para aumentar a vida útil do mesmo.
Assim, para gerar mais eficiência e praticidade em sua operação, procure sistemas que possibilitem a integração de dados, evitando retrabalhos, perdas ou duplicação de dados. Com isso, você terá informações precisas e mais segurança na tomada de decisão. Que tal praticar o que aprendeu e levar economia e produtividade na sua frota?