Continental desiste do mercado de pneus agrícolas… de novo!
A Continental anunciou que encerrará a produção de pneus agrícolas até o final de 2025, saindo definitivamente desse segmento. A empresa, no entanto, continuará a investir em sua linha de pneus especializados, concentrando-se principalmente em pneus para movimentação de materiais, para máquinas de terraplanagem e para operações portuárias. Essa é a segunda vez em duas […]
por Mateus Taday em 04/04/2025 - Atualizado em 04/04/2025
A Continental anunciou que encerrará a produção de pneus agrícolas até o final de 2025, saindo definitivamente desse segmento. A empresa, no entanto, continuará a investir em sua linha de pneus especializados, concentrando-se principalmente em pneus para movimentação de materiais, para máquinas de terraplanagem e para operações portuárias.
Essa é a segunda vez em duas décadas. Primeiro, os executivos da Continental venderam o negócio de pneus agrícolas para a empresa tcheca CGS em 2004. (A CGS posteriormente adotou a marca Mitas e essa operação foi vendida para a Trelleborg Wheel Systems em 2016. A Mitas/Trelleborg Wheel Systems combinada tornou-se oficialmente parte da Yokohama em maio de 2023). Durante 13 anos, a venda de pneus agrícolas Continental em 2004, os pneus agrícolas Continental foram fabricados sob licença pela Mitas até 2017. Em 2016, a Continental anunciou sua decisão de reentrar no mercado de pneus agrícolas.
A decisão da Continental foi tomada após uma análise estratégica detalhada de seus negócios. Segundo a empresa, o mercado de pneus agrícolas tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, com uma crescente mercantilização dos produtos, o que fez com que a estratégia da companhia não fosse mais compatível com as condições atuais desse setor.
A maior parte dos funcionários afetados pela mudança está localizada na fábrica de pneus da Continental em Lousado, Portugal. A empresa afirmou que tentará oferecer alternativas de realocação dentro de suas operações, garantindo a continuidade do emprego para muitos dos trabalhadores afetados.
Paul Williams, chefe da divisão de Pneus Comerciais Especializados da Continental, ressaltou a importância das contribuições da empresa para o setor agrícola, destacando o relacionamento de confiança estabelecido com clientes e parceiros ao longo dos anos. Williams também afirmou que o foco da empresa em pneus especializados permitirá que ela aproveite melhor seus recursos nas áreas de movimentação de materiais, terraplanagem e operações portuárias.
A Continental comprometeu-se a cumprir todas as obrigações contratuais com seus clientes de pneus agrícolas até o final de 2025. Isso inclui a entrega de produtos das linhas TractorMaster, Tractor70, Tractor85, CombineMaster e CompactMaster, conforme estabelecido em seus acordos.
Por fim, a empresa informou que as linhas de pneus multiuso continuarão a ser parte integrante de seu portfólio de Pneus Comerciais Especializados, sem alterações em sua produção ou estratégia de mercado para esse segmento.