Continental divulga que seis dos dez fabricantes de veículos elétricos mais bem-sucedidos usam seus pneus
A Continental está expandindo sua participação de mercado no segmento de pneus para veículos totalmente elétricos.
Em 2020, seis dos dez fabricantes de veículos elétricos de maior volume do mundo adotaram os pneus da produtora alemã. Estes incluíram Tesla com seus Model 3 e Model S e Volkswagen com o ID.3 e o ID.4.
Também os fabricantes asiáticos, por exemplo a BYD, um dos maiores fabricantes de automóveis da China, confiam nos pneus Continental como equipamento original para seus veículos elétricos. Isso reforça a estratégia de produto e a qualidade dos produtos da empresa no segmento de eletromobilidade.
“Modelos totalmente elétricos estão agora disponíveis em quase todos os segmentos de automóveis, desde scooters de cabine, carros pequenos e médios a SUVs e carros esportivos de alto desempenho. Especificações individuais de pneus são necessárias para cada tipo de veículo”, diz Andreas Schlenke, desenvolvedor de pneus da Continental. “Isso significa que não há apenas um pneu para todos os veículos totalmente elétricos. Na verdade, já trabalhamos há mais de uma década no desenvolvimento de nosso portfólio existente para que atendam aos requisitos de todos os veículos elétricos e, ao mesmo tempo, sejam capazes de reduzir de forma sustentável as emissões dos veículos de combustão. Enquanto isso, quase toda a nossa gama de pneus é otimizada para todos os tipos de tração e a maioria dos nossos produtos pode ser encontrada em veículos elétricos hoje.” Para veículos elétricos que ainda não estão equipados com pneus Continental de fábrica, o fabricante agora tem pneus de verão, inverno e todas as estações (all-season) em seu portfólio para quase todos os modelos.
De acordo com os estudos da Continental, os pneus respondem por até 20% da resistência ao deslocamento total enfrentada por um veículo. Dessa forma, os clientes podem ganhar autonomia adicional graças aos pneus com resistência otimizada ao rolamento. A baixa resistência ao rolamento é, portanto, uma demanda particular para carros elétricos que se concentram na direção eficiente. Nesse caso, muitos fabricantes contam com o EcoContact 6, no qual a Continental usa o composto de borracha “Green Chili 2.0”. O composto especial de borracha natural e outros componentes apresenta um comportamento significativamente melhorado durante a deformação mecânica. Isso resulta em menor resistência ao rolamento e, portanto, menor consumo de energia.
Ao desenvolver o EcoContact 6, a Continental foi capaz de reduzir a resistência ao rolamento em 15% em comparação com seu antecessor.