Continental Pneus completa 17 anos em Camaçari
A Continental Pneus completa neste mês de abril 17 anos de operação na Bahia. O aniversário acontece no ano em que a companhia alcançou o marco de 100 milhões de pneus para veículos de passeio produzidos e adotou uma nova estratégia com foco em segurança, sustentabilidade, qualidade e eficiência.
Única unidade da Continental a produzir pneus no Brasil, a planta instalada no Polo Industrial de Camaçari conta com duas linhas de produção – pneus para veículos leves e pesados – e desde a sua inauguração em 2006 já recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2,5 bilhões em maquinário, processos e estrutura para potencializar sua competitividade no mercado automobilístico.
“Esses investimentos contribuíram para a evolução dos nossos processos, que estão cada vez mais robustos, garantindo a confiabilidade da nossa planta. Como resultado, estamos mais maduros e estratégicos para o grupo Continental e o mercado como um todo, diversificando nosso portfólio e apresentando soluções inovadoras para atender as necessidades da sociedade a longo prazo”, pontua Sérgio Rocha, diretor da Continental Pneus, em Camaçari. O desenvolvimento de novos produtos traz novas oportunidades de negócios para a fábrica, que atualmente abastece o mercado brasileiro de equipamento original e reposição, mas também atua na região do NAFTA e diversos países da América Latina.
Além dos investimentos na operação, a empresa também está empenhada no cuidado com os seus mais de 2,3 mil colaboradores diretos, sendo que mais de 90% são baianos, de Camaçari e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Resultado disso, a planta foi certificada pela Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar no país, além de contribuir com o desenvolvimento da mão de obra local.
Em alinhamento global com o grupo Continental, a fábrica busca reduzir ao mínimo o impacto da produção de seus pneus no meio ambiente. Uma destas iniciativas é o monitoramento de toda energia gerada ou consumida de forma a garantir o uso racional das fontes energéticas. Atualmente, além do emprego de motores de alta eficiência, 80% da iluminação é realizada por LED. Também há, em fase de monitoramento de resultados, um projeto-piloto para utilização de painéis de energia solar.