Continental testará seus pneus em simulador de direção dinâmica
A Continental A.G. está investindo em um simulador dinâmico de direção para aumentar a eficiência de seu processo de desenvolvimento de pneus de equipamento original.
A Conti planeja instalar o simulador, um modelo Delta 3 desenvolvido pela Ansible Motion Ltd., em seu centro de testes de pneus, Contidrom, em Wietze, Alemanha, e colocá-lo online em meados de 2022.
Como tal, a fabricante se torna a quarta maior fabricante de pneus a adicionar um simulador dinâmico de direção aos seus recursos de teste de pneus. No início de 2020, Goodyear, Michelin e Pirelli divulgaram seus investimentos na tecnologia. Desde então, a Goodyear anunciou um segundo simulador para seu centro europeu de P&D em Luxemburgo.
De acordo com Conti, o simulador Delta 3 “driver-in-the-loop” (DIL) calcula “parâmetros exatos da dinâmica de direção dos pneus e do respectivo veículo de teste”. Devido à sua alta mobilidade, o simulador pode fornecer aos motoristas de teste impressões subjetivas de direção, “exatamente como os testes de pneus na pista de testes”.
O novo equipamento permitirá que a Conti mude “etapas decisivas de desenvolvimento e os arranjos de teste associados” para o mundo virtual, economizando tempo, custos e recursos no mundo real.
Habilitado para processar dados específicos do veículo, bem como o composto de borracha da Continental, a arquitetura do pneu e as informações do projeto da banda de rodagem, o simulador pode verificar “parâmetros cruciais” e, assim, reduzir os esforços logísticos de testes físicos “significativamente”, afirma a empresa.
A Conti não divulgou o investimento no novo equipamento, mas afirmou que faz parte do seu compromisso ambiental de reduzir as emissões e vai contribuir para os esforços de sustentabilidade do grupo ao reduzir o número de testes.
“Se nossos motoristas de teste sentarem no cockpit do simulador no futuro e menos ao volante de um veículo, cerca de 100.000 quilômetros a menos serão concluídos a cada ano em estradas reais ou pistas de teste”, disse Holger Lange, chefe de desenvolvimento de pneus de passageiros da Continental’s Negócios OE.
A empresa também pode reduzir o número de pneus usados nos testes em cerca de 10.000 por ano, como resultado do novo equipamento, acrescentou. Até agora, o ajuste final dos pneus para cenários de aplicação da vida real sempre exigiu a construção de um grande número de pneus de teste, de acordo com Conti.
O objetivo, disse Conti, é ter que construir “significativamente menos” esses protótipos no futuro, com a ajuda do simulador.
“Desenvolver e testar pneus premium é um processo altamente complexo e demorado. Usando o novo simulador de direção dinâmica, tornaremos esse processo de desenvolvimento ainda mais eficiente no futuro”, disse Boris Mergell, chefe de P&D da Conti para o negócio de pneus .
O Delta S3 oferece maior espaço de movimento, maior resolução e a capacidade de avaliar pneus com precisão em um mundo virtual, disse Conti, o que deve permitir que os engenheiros da empresa simulem acelerações por um longo período de tempo.
Esses testes fornecem experiências mais realistas, disse Conti, como manobras de mudança de faixa, curvas fechadas e de longa distância e dirigir em superfícies diferentes.
A Ansible Motion é uma desenvolvedora de simuladores de direção de veículos terrestres com sede em Norwich, Inglaterra, fundada em 2009 por um grupo de profissionais com experiência nas áreas especializadas necessárias para projetar, construir, implantar e dar suporte a simuladores DIL.