Depois da Continental, Goodyear desenvolve fonte de borracha natural a partir de dente-de-leão
Apesar de iniciar o desenvolvimento depois da alemã, a Goodyear parece se mover mais rápido para viabilizar a industrialização da nova matéria-prima.
A Goodyear anunciou um programa multimilionário apoiado pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD), o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) e pela BioMADE para trabalhar com a empresa Farmed Materials, de Ohio, para desenvolver uma fonte doméstica de borracha natural a partir de um espécie de dente-de-leão.
A borracha natural foi classificada como uma matéria-prima estratégica que serve como ingrediente crítico em pneus militares, de aeronaves e caminhões. Hoje, mais de 90% da borracha natural do mundo é feita de látex derivado de seringueiras e é proveniente principalmente de locais tropicais fora dos EUA.
O programa se baseará em pesquisas que analisaram mais de 2.500 espécies de plantas, mas encontraram apenas algumas com propriedades adequadas para uso em pneus. Taraxacum kok-saghyz, uma espécie de dente-de-leão conhecida como TK, provou ser uma alternativa valiosa às seringueiras naturais.
A Farmed Materials mostrou resultados iniciais positivos em programas piloto com a TK, produzindo fortes colheitas que exigem a necessidade de plantio e financiamento adicionais.
“A demanda global por borracha natural continua a crescer e continua sendo uma matéria-prima fundamental para a indústria de pneus”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear. “Este é um momento crítico para desenvolver uma fonte doméstica de borracha natural, que pode ajudar a mitigar os futuros desafios da cadeia de suprimentos.”
“Esta parceria destaca como a BioMADE reúne empresas de diferentes tamanhos para resolver problemas críticos”, disse Melanie Tomczak, diretora de tecnologia da BioMADE. “Estamos entusiasmados com este projeto, que é muito promissor para a produção doméstica de borracha e mostra como a fabricação bioindustrial pode ajudar a proteger a cadeia de suprimentos doméstica.”
Enquanto as seringueiras normalmente levam sete anos para produzir o látex necessário para a produção de borracha, os dentes-de-leão podem ser colhidos a cada seis meses. Os dentes-de-leão TK também são resistentes e podem crescer em climas mais temperados, como Ohio.
A colaboração acelerará a comercialização de TK, começando na primavera de 2022 com o plantio e colheita de sementes de TK em Ohio. A borracha natural produzida será usada na produção de pneus de aeronaves militares que serão construídos e testados sob rigorosas aplicações pela Goodyear em cooperação com a AFRL na Base Aérea de Wright-Patterson em Dayton, Ohio.
Se testes adicionais fornecerem resultados promissores, a Goodyear vê potencial para a aplicação da borracha TK em todas as aplicações de pneus.
Fontes renováveis. Perfeito. Tem dados de produtividade por/ha comparativamente a Seringueira?