Doença das Seringueiras e seu carro, tudo a ver!
Por Carlos Barcha*
A Doença das Seringueiras é uma ameaça séria para a indústria mundial da borracha, principalmente na de fabricação de pneus.
Isso porque a borracha é um dos materiais-chave usados na produção de pneus.
A doença é causada por um fungo chamado Microcyclus ulei, que infecta a casca da seringueira e impede o fluxo de seiva, matando a árvore em questão de meses.
Além disso, o fungo também é transmitido pelo vento, pelas ferramentas de colheita e até mesmo pelos pneus de veículos.
Com a perda de seringueiras devido à doença, a oferta de borracha natural é afetada, o que pode resultar em aumentos de preços e escassez de matérias-primas para os fabricantes de pneus e, até o momento, não há uma solução completa para a doença das seringueiras.
No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para minimizar sua propagação, como o uso de ferramentas de colheita esterilizadas, a implementação de áreas de quarentena para novas plantações e a pesquisa de variedades de seringueiras resistentes à doença.
Muitos fabricantes de pneus dependem fortemente da produção de borracha em países afetados pela Doença das Seringueiras, como a Indonésia e a Tailândia, afetando a oferta de borracha natural, a cadeia de suprimentos e a imagem dos fabricantes de pneus.
É importante tomar medidas para minimizar sua propagação e apoiar a pesquisa para encontrar soluções eficazes para o problema.
* Carlos Barcha é especialista em pneus com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo e criador do Método Barcha