Dow apresenta ao mercado a primeira solução reciclável de silicone autovendante para pneus

Dow apresenta ao mercado a primeira solução reciclável de silicone autovendante para pneus

São Paulo, junho de 2024 –A Dow, multinacional do setor químico e petroquímico, estará presente na 15ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos Matéria-Prima e Serviços para a Indústria da Borracha (Expobor), que acontece de 26 a 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

No evento, a Dow mostrará ao mercado automotivo o SILASTIC™Self-Sealing Tire, inovação em tecnologia de pneus autovedantes com selantes à base de silicone. Com excelente desempenho de vedação, a solução forma uma camada na superfície interna do pneu, permitindo dirigir por longas distâncias sem a perda de pressão dos pneus, mesmo após uma perfuração, evitando a necessidade de reparos imediatos. “É preciso apenas uma fina camada de selante de silicone para obter resistência à perfuração, estabilidade a longo prazo e estanqueidade ao ar”, explica Juan Beltramo, Especialista de Marketing para Mobilidade e Transportes da Dow na América Latina da Dow.

Os atributos de circularidade e sustentabilidade são outros dos benefícios do selante SILASTIC™. “Ao contrário da maioria dos selantes convencionais do mercado, os selantes de silicone autovedantes SILASTIC™ podem ser facilmente separados dos pneus ao fim de sua vida útil, propiciando maior reciclabilidade dos pneus e do silicone. Ele também elimina a necessidade de pneus sobressalentes, reduzindo o peso do veículo, melhorando a sua autonomia e a eficiência do combustível, e proporcionando mais liberdade de design”, menciona Carlos Adami, Cientista para a Mobilidade e os Transportes da Dow na América Latina.

A tecnologia exclusiva da Dow possibilita ainda que a fabricação dos pneus seja feita de maneira fácil e rápida, com equipamento padrão em temperatura ambiente, sem necessidade de pré-limpeza e pré-composição. Além disso, a superfície do pneu não precisa passar por limpeza a laser antes da aplicação do revestimento, o que reduz o consumo de energia e o impacto ambiental durante a produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *