Dra. Carla Recker: a mulher que lidera o projeto de pneu sustentável da Continental
No Dia Internacional da Mulher, são muitos os exemplos em todo o mundo destacando a importância da participação feminina nos mais diversos campos da atividade humana. Na indústria de pneumáticos, vale destacar o papel da Dra. Carla Recker, responsável pela química de materiais na Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.
Sempre investindo em inovação e priorizando a sustentabilidade, a Continental Pneus encontrou na Dra. Carla Recker a profissional ideal para comandar um dos maiores desafios da indústria nos últimos tempos: encontrar uma matéria-prima capaz de substituir a borracha derivada da seiva da seringueira na produção de pneus.
Da pesquisa inicial até os primeiros protótipos para teste, a Dra. Carla Recker – que é doutorada em química – e sua equipe enfrentaram incontáveis desafios, a começar pela seleção da planta ideal. A escolhida foi uma flor muito popular entre as crianças, que adoram soprar as suas sementes: o dente-de-leão, pois o látex desta planta medicinal produz uma borracha com a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira.
Passados 14 anos do início dos trabalhos de pesquisa, a sala de reuniões do centro tecnológico da Continental Pneus em Stöcken, na cidade de Hanôver, na Alemanha, tem como decoração um pneu produzido com tecnologia Taraxagum™, nome derivado da definição botânica desta planta.
Em 2014, a Continental apresentou seu primeiro pneu de inverno premium com banda de rodagem feita da borracha de dente-de-leão. No mesmo ano, foram iniciados os planos para a produção do primeiro pneu para veículos comerciais, que necessita de um volume de borracha natural significativamente maior (20 kg a 25 kg) em relação a um pneu de passeio (1 kg a 3 kg).
O sucesso desse projeto pode ser medido pelo fato de Carla Recker ser hoje conhecida por sua equipe como “Sra. Dente-de-Leão”. Principal cientista colaboradora do projeto Taraxagum™, ela quer que o dente-de-leão seja um material do futuro.
A especialista não acredita que um dia todos os pneus da Continental sejam fabricados a partir do látex do dente-de-leão, pois por razões de economia e segurança os pneus têm de ser produzidos com base em uma combinação de diferentes matérias-primas, mas isso pode ser feito com a máxima sustentabilidade. “E o dente-de-leão pode realmente nos ajudar a alcançá-la”.
Carla e sua equipe obtiveram recentemente uma prova oficial de reconhecimento do trabalho realizado quando o projeto Dente-de-Leão recebeu o “GreenTec Award”, a mais prestigiada homenagem ambiental e econômica da Europa. “Foi, sem dúvidas, o ponto alto da minha carreira”, destaca Carla.
Está em curso a construção de um sistema-piloto que poderá ser utilizado para fabricar borracha de dente-de-leão na escala de toneladas. “Está ainda em fase inicial. Será necessária grande perseverança, aliada a um forte apoio da comunidade. Mas o fato é que projetos de longo prazo como este são essenciais para o setor”, conclui Carla Recker.
Conheça mais sobre o projeto de dente-de-leão da Continental Pneus: