É normal o pedal do freio vibrar?
No meio do caminho tinha um buraco. Tinha um buraco no meio do caminho. Parodiando Carlos Drummond de Andrade, só quem dirige sabe o desespero que dá avistar um buraco do qual não se pode desviar. Geralmente a reação automática é pisar forte no freio para reduzir a velocidade, segurar o volante com firmeza e pensar na famosa frase de filmes de guerra e ação “preparar para o impacto”.
Ao cair no inevitável buraco, eis que junto do impacto vem uma vibração breve e intensa que se estende do pedal do freio até a traseira do painel, quase como se o carro estivesse se desmontando em pedaços.
Com a sensação do impacto ao atingir um buraco quase todos os motoristas estão acostumados, mas e aquela vibração estranha? Seria ela normal ou teria o carro apresentado um problema com o impacto?
A resposta pra essa pergunta é… depende!
Se o seu carro possuir ABS, que é o sistema de freios antitravamento, é possível que essa vibração seja normal.
Como o ABS, quando entra em ação, pulsa, é normal sentir uma vibração gerada por essa pulsação no pedal do freio. Contudo, essa vibração provocada pelo ABS só surge quando ele efetivamente entra em ação, o que ocorre quando você precisa frear muito forte, realizar uma frenagem de emergência ou quando uma das rodas trava, por exemplo quando você freia forte e a roda cai num buraco, perdendo contato com o chão.
Se o pedal do freio vibrar neste tipo de condição de frenagem e o seu carro possuir ABS, pode ficar tranquilo porque isso é absolutamente normal. Na realidade, essa vibração significa que o ABS está trabalhando e te proporcionando mais segurança.
Porém, vale saber que se o pedal do freio vibrar em frenagens normais, independentemente da velocidade, muito provavelmente há um problema no sistema de freios ou em componentes ligados a ele.
Nesse tipo de condição de frenagem, frenagens normais, o ABS não entra em ação porque simplesmente não é necessário, nenhuma roda está na iminência de travar ou travada e, consequentemente, o ABS não provoca qualquer tipo de vibração no pedal do freio.
Dessa forma, é possível concluir que qualquer vibração que surja no pedal do freio, com exceção da vibração provocada pela ação do ABS, não é normal e, portanto, indica a presença de um problema.
Essa vibração no pedal pode ser provocada por um disco de freio empenado, por um cubo de roda empenado, por um tambor de freio ovalizado, por folgas em componentes dos sistemas de suspensão e direção, etc. Nesses casos, o ideal é investigar a causa desta vibração e substituir os componentes que apresentam problemas.
Conclusão: Se o seu carro tem ABS, é possível que essa vibração no pedal do freio seja normal se a condição de frenagem for uma das citadas anteriormente.
Se o seu carro possuir ABS e o pedal do freio vibrar em outras condições de frenagem, frenagens normais, investigue.
E se o seu carro não possuir ABS e o pedal do freio vibrar ao frear, investigue também, pois muito provavelmente há um problema no sistema de freios ou em componentes ligados a ele.
Frederico Padrão é o criador do canal “Mecânica Descomplicada” no YouTube, que hoje já conta com mais de 100.000 inscritos. Desde 2015, Frederico se dedica a explicar de forma simples e sempre bem ilustrada o funcionamento de sistema automotivos, traz dicas sobre manutenção, informações sobre equipamentos, além de dicas e curiosidades.