Entrevista exclusiva com Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil

Entrevista exclusiva com Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil

O Diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), fabricante japonesa instalada no estado do Paraná, dona das marcas Dunlop, Sumitomo e Falken, conversou com o 54PSI sobre os desafios da empresa, sua trajetória e seus planos para o próximo ano.


54PSI: Rodrigo Alonso, gostaríamos de um breve histórico sobre sua carreira. Sua trajetória profissional, histórico dentro da SRB e e suas responsabilidades na empresa.

Desde 2000, tenho atuado na indústria pneumática, passando pelas áreas de planejamento, financeiro e desenvolvendo sua carreira na área comercial. Em 2016, vim somar com o time da Sumitomo Rubber do Brasil, atuando atualmente como Diretor de Vendas e Marketing.

Iniciei na Sumitomo como Gerente Sênior Comercial e hoje ocupo a posição de Diretor de Vendas e Marketing, atuando na área de Reposição Brasil em todas as linhas de produtos que atuamos (passeio, carga e moto).

54PSI: Sobre o atual cenário da SRB: Podemos ter alguns números macro de sua atuação? Como participação de mercado nos segmentos ou volumes de vendas?

Não abrimos nossa participação de mercado, mas podemos reforçar nossas operações no Brasil com alguns números. Completamos, esse ano, 10 anos de operações no Brasil e, durante todo esse tempo, temos trabalhado para construir um negócio sólido e sustentável, visando sempre o longo prazo, atingindo mais de 35 milhões de pneus produzidos até o momento. Seguimos investindo na ampliação de nossa fábrica, buscando nosso objetivo de, além de consolidar ainda mais a marca no país, aumentar nossa capacidade produtiva em pneus de carga e pneus de passeio, ampliando nossas vendas para os mercados de reposição e equipamento original e melhor atendendo às necessidades do mercado brasileiro.

54PSI: A SRB já conta com quantos pontos de venda no país?

São mais de 350 pontos de venda espalhados pelo Brasil, dentre lojas oficiais, credenciadas, truck centers e a mais recente novidade da Dunlop, as lojas containers. Espalhadas nas principais rodovias do país, as lojas containers Dunlop oferecem mais facilidade e comodidade ao caminhoneiro, não sendo necessário desvios de rota para encontrar nossos pneus. Também é importante ressaltar a operação de e-commerce da marca, pioneira em oferecer uma solução de plataforma própria, integrando os 10 distribuidores da marca pelo país e oferecendo ainda mais comodidade ao cliente final, que poderá escolher entre montar o pneu em uma loja próxima ou receber os produtos em casa.

54PSI: Sabemos que há empresas locais que deixaram, pelo menos por hora, a produção de pneu de aro 13’’ suspensa. A SRB continua a produção dessa gama? Há restrições de volumes?

Sim, a nossa produção no aro 13 continua. Nosso foco é sempre atender todos os clientes com o que temos o melhor em tecnologia, portanto, enquanto houver veículos que necessitem desses produtos, dentro de um volume de produtividade factível, e consequente demanda, nossa intenção é continuar a produção, a fim de atendê-los, sempre observando o mercado, suas necessidades e a saúde financeira da empresa.

Rodrigo Alonso da Sumitomo. Fonte: divulgação.

54PSI: A empresa também está com prazos de entrega estendidos por conta da falta de insumos de produção, como está acontecendo com suas concorrentes?

Nossos negócios sofreram grandes impactos e ainda assim conseguimos alcançar um dos melhores resultados da SRB em produtividade, visto que expandimos nossa fábrica durante a pandemia, e isso foi graças aos esforços de todos os departamentos, administrativos e operacionais, e ao fato de termos mantido o foco em alcançar as nossas metas, buscando as melhores soluções para esse momento focadas em atender nossos clientes, mas sempre priorizando a saúde e a segurança de nossos colaboradores. As medidas de segurança e prevenção em relação ao coronavírus foram essenciais, sem contar com o grande foco de nossos clientes distribuidores, comprometidos com nossas metas e nossa marca.

54PSI: Sobre os investimentos da ordem de R$ 1,06 bilhão: Há algum foco específico? Como foco em pneus de caminhonetes ou em pneus carga? RE ou OE?

O foco principal da Sumitomo sempre foi o mercado de reposição. Estamos ampliando também nossa participação também no mercado de equipamento original e para isto, estamos fazendo os esforços e investimentos necessários para atingirmos este objetivo.

54PSI: Há alguma área específica da planta que receberá maior aporte?

Anunciamos recentemente o investimento de mais R$ 1,06 bilhão nas linhas de produção de pneus para veículos de passeio e de carga no país.

Com este novo aporte do Grupo, a previsão é mais do que dobrar a capacidade de produção de pneus para veículos de carga, que atualmente está em mil unidades por dia, para mais de 2.2 mil pneus por dia até 2025.

Já a meta para a produção de pneus para veículos de passeio é aumentar em 28% a capacidade de produção até 2024, ou seja, chegar a 23 mil pneus por dia.

A expectativa da empresa é trabalhar na consolidação das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, reforçando nosso compromisso com o mercado brasileiro de fornecer o melhor em qualidade e tecnologia, com produtos feitos no Brasil, além de continuar aprimorando nossos produtos às necessidades do consumidor e seguir ampliando a participação nos mercados de reposição e equipamento original.

54PSI: Quais são os objetivos de longo pra da companhia?

Seguimos trabalhando na expansão da marca dentro do mercado brasileiro, sempre atentos às transformações do segmento e oferecendo ao consumidor o que há de melhor em segurança, tecnologia e com um olhar muito atencioso e ativo em o meio ambiente. Seguiremos trazendo produtos que se adequem às necessidades do brasileiro e continuaremos investindo em novos negócios, como o e-commerce e lojas containers, para inovar não apenas nas tecnologias aplicadas aos produtos, mas também na forma que atendemos nossos consumidores.

54PSI: Estão previstas contratações para 2022?

Com a ampliação da fábrica no Brasil, a expectativa é de contratarmos mais de 300 novos colaboradores diretos para fábrica, até 2025.

54PSI: Em março, a empresa lançou o e-commerce para facilitar a venda de pneus pela internet. Já temos resultados preliminares?

Não podemos abrir números, mas os resultados obtidos nesses quase 8 meses de operação são muito positivos e crescentes.

54PSI: É possível ver alguma predileção do consumidor por compras através deste canal ou ainda preferem as lojas físicas?

O mercado e-commerce no segmento de pneus corresponde a aproximadamente 10% das vendas totais no país. Acreditamos que com o aumento das tecnologias, facilidades e uma maior parte da população com acesso a este tipo de ferramenta, o número deve aumentar ainda mais. A venda de pneus online como um todo vem crescendo nos últimos anos e percebemos que precisávamos nos posicionar nesse canal da mesma forma que nos posicionamos na venda física: oferecendo qualidade e segurança para os consumidores.

Abrindo nosso próprio canal, conseguimos padronizar a comunicação e o atendimento da marca como um todo, oferecendo uma experiência mais completa para o consumidor que pode inclusive comprar online e retirar os pneus em alguma das lojas oficiais da marca.

54PSI: Para os pneus adquiridos on-line, as garantias oferecidas aos consumidores são as mesmas? Os consumidores podem apresentar suas reclamações nas lojas físicas?

As garantias são exatamente as mesmas. As lojas oficiais e credenciadas são nossos parceiros e estão autorizadas e treinadas para atenderem a qualquer caso de reclamação em suas lojas, inclusive produtos adquiridos pelo e-commerce. Nós também possuímos um canal de SAC que pode ser contactado através do canal online, por e-mail e por telefone. 

54PSI: Desde o ano passado, está com um projeto de implantar containers personalizados em pontos estratégicos das rodovias brasileiras para oferecer os serviços diretamente aos caminhoneiros. Já temos resultados preliminares?

O projeto das lojas containers foi desenvolvido para ampliar os pontos de contato com caminhoneiros e oferecer melhor suporte para nossos clientes, sendo parte de uma estratégia macro de ampliar a participação da Dunlop no segmento de pneus de carga, que já são produzidos no Brasil desde 2019. Podemos afirmar que os resultados nas vendas estão sendo bastante satisfatórios.

54PSI: Quantos containers há hoje em operação?

Possuímos 21 lojas containers e seguimos expandindo, com previsão de abertura de mais 12 unidades em breve.

54PSI: Planos de expansão para 2022?

Sim. A prestação do serviço aos caminhoneiros é uma prioridade para nós e pretendemos sim seguir ampliando este modelo de lojas.

54PSI: Onde são realizados os serviços de montagem e de inspeção de garantia para os produtos adquiridos através deste canal?

Os pontos focais dos containers são postos de combustíveis onde temos alta concentração de caminhões e conseguimos proporcionar a esses motoristas segurança e comodidade no acesso aos nossos produtos. É um novo modelo de negócio que também traz facilidade e um suporte melhor para os caminhoneiros nas estradas, evitando deslocamentos desnecessários para comprar pneus fora de sua rota original.

A localização das lojas é escolhida não somente com base no seu potencial de venda, mas também na infraestrutura que existe no entorno, onde em alguns casos, os postos de combustíveis possuem borracharias que são capazes de prestar este serviço ao caminhoneiro, em parceria com nosso distribuidor.


Agradecimento especial ao Rogério Santana da LVBA Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *