Enviro e Antin anunciam decisão final de investimento para fábrica em Uddevalla
- A joint venture entre a Scandinavian Enviro Systems, Michelin e Antin Infrastructure Partners tomou hoje a decisão final de investimento relativa à construção da fábrica de reciclagem de pneus em fim de vida útil em Uddevalla, Suécia.
- A joint venture garantiu financiamento de capital para a construção da fábrica e assinou acordos plurianuais para o fornecimento de pneus em fim de vida e produtos de negro de fumo e produtos petrolíferos recuperados. Os acordos assinados relativos às entregas de materiais recuperados têm um valor total de aproximadamente 180 milhões de euros (2 mil milhões de coroas suecas) durante o período do contrato, que varia entre 5 e 10 anos.
- Os clientes de óleo recuperado e negro de fumo incluem vários fabricantes líderes nas indústrias de pneus, borracha e petróleo, bem como na indústria química. A Michelin também assinou contratos plurianuais de entrega de materiais recuperados em apoio à joint venture e aos seus planos.
- Em conjunto com a transferência da propriedade do terreno onde a fábrica está a ser construída para a joint venture, a Enviro receberá uma remuneração da joint venture pelos custos calculados naquele momento. Metade dos custos apurados será paga em dinheiro, enquanto o restante será convertido em participação na joint venture.
A fábrica em Uddevalla será a primeira fábrica de reciclagem em grande escala baseada na tecnologia única e patenteada da Enviro e a primeira a ser construída pela joint venture (após a sua formação em março de 2023). Todas as aprovações ambientais e de construção necessárias foram obtidas, permitindo à joint venture fazer encomendas de materiais e maquinaria essenciais (incluindo aqueles com prazos de entrega mais longos) e subcontratados de construção para estabelecer operações no local da fábrica de Uddevalla. A construção da central está prevista para começar no primeiro trimestre de 2024, com o objetivo de ter o plano totalmente operacional em 2025, de acordo com comunicações anteriores.
Acordos e cartas de intenções relativas a contratos de entrega plurianuais
A joint venture negociou e assinou acordos de longo prazo juridicamente vinculativos relativos à entrega de pneus em fim de vida à fábrica em Uddevalla e à entrega de negro de fumo e óleo recuperados da fábrica. Os pneus em fim de vida serão entregues por empresas como a Svensk Däckåtervinning AB, enquanto os clientes do negro de fumo e do óleo recuperados incluem várias empresas líderes nas indústrias de pneus, borracha e petróleo, como Michelin, Preem, Nokian Tires e H&R Group. Estes acordos abrangem entregas de petróleo recuperado e negro de fumo durante o período do contrato, que varia entre 5 e 10 anos, num valor agregado de aproximadamente 180 milhões de euros (2 mil milhões de coroas suecas).
Um milhão de toneladas métricas
Tal como comunicado anteriormente, a joint venture planeia construir fábricas em toda a Europa visando uma capacidade total anual de reciclagem de até um milhão de toneladas métricas de pneus em fim de vida até 2030. Depois de comissionar com sucesso a fábrica em Uddevalla, a joint venture procurará acelerar a construção de fábricas adicionais noutras jurisdições europeias. O processo de estabelecimento noutros países europeus foi iniciado de modo a garantir uma implantação rápida. O fundo NextGen da Enviro e Antin Infrastructure Partners já concordou previamente com um plano para financiar a construção das usinas.
Enviro será remunerada pelos investimentos realizados
Em conjunto com a transferência da propriedade do terreno onde a fábrica está a ser construída para a joint venture, a Enviro receberá o pagamento da joint venture pelos custos calculados naquele momento. Metade do valor será pago em dinheiro, enquanto o restante será convertido em participação na joint venture. A Enviro anunciará o valor e a participação acionária assim que ambos forem estabelecidos em conjunto com a transferência da propriedade do terreno para a joint venture.
Conforme comunicado anteriormente, a Enviro tem a opção de adquirir uma participação acionária de aproximadamente 30% na joint venture.
Fonte: American Recycler