Onde a inovação e a tecnologia impulsionam o universo dos pneus.

Destaque

EXCLUSIVO – Titan Pneus aposta no agro brasileiro

Em um momento em que o agronegócio brasileiro enfrenta transformações tecnológicas e climáticas sem precedentes, a Titan Pneus reforça seu compromisso com o setor. Em entrevista exclusiva ao 54PSI, Luiz Marthe, vice-presidente de vendas e marketing da Titan Pneus para a América Latina, detalha os desafios do mercado agrícola nacional, as oportunidades que despontam no […]

por Lara Roibone em 08/05/2025 - Atualizado em 09/05/2025

Em um momento em que o agronegócio brasileiro enfrenta transformações tecnológicas e climáticas sem precedentes, a Titan Pneus reforça seu compromisso com o setor. Em entrevista exclusiva ao 54PSI, Luiz Marthe, vice-presidente de vendas e marketing da Titan Pneus para a América Latina, detalha os desafios do mercado agrícola nacional, as oportunidades que despontam no horizonte e os planos ambiciosos da companhia para 2025. Com as marcas Titan e Goodyear Farm Tires, a empresa segue firme na liderança do segmento, apostando em inovação, robustez e a confiança conquistada no campo.

54PSI: De acordo com levantamentos recentes da Anip, o setor de pneumáticos vem enfrentando anos desafiadores no Brasil. Na sua visão, qual é o panorama atual do mercado de pneus agrícolas no país?

O mercado brasileiro de pneus para agricultura tem enfrentado muitos desafios nos últimos anos. Este segmento depende fortemente dos resultados da agricultura, dos preços das commodities agrícolas, da capacidade de investimento dos agricultores, bem como dos efeitos climáticos na produção. Além disso, a capacidade de financiamento oferecida pelos bancos e empresas privadas, juntamente com as taxas de juros praticadas, também influenciam significativamente o setor. É importante destacar que a indústria local enfrenta forte pressão de concorrentes importadores, que nem sempre oferecem produtos de alta qualidade e desempenho e que subsidiam seus produtos, prejudicando não apenas a indústria geradora de empregos, mas também os próprios agricultores. Nos últimos três anos, o setor enfrentou uma queda significativa na demanda, forte concorrência de preços e muitas incertezas.

54PSI: O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Qual o potencial do mercado de pneus agrícolas por aqui na visão da Titan?

A agricultura brasileira tem crescido de maneira sólida e constante nos últimos 20-25 anos, tanto em termos de produção quanto de produtividade e tecnologia. Acreditamos que a agricultura brasileira tem um alto potencial para continuar aumentando sua produção de alimentos, grãos, fibras e energia, devido à demanda local e internacional. Por outro lado, a frota de máquinas no campo está envelhecida e há uma demanda por sua renovação, tanto em termos de tecnologia quanto de eficiência. A renovação dessa frota, a necessidade de máquinas mais eficientes, modernas e com baixo consumo de diesel representam um potencial de crescimento para a indústria que inova e traz benefícios aos produtores.

54PSI: Com estimativas apontando uma safra 10% maior em 2025 em comparação a 2024, impulsionada principalmente por algodão e soja, como esse cenário deve influenciar a demanda e a comercialização de pneus agrícolas no Brasil?

Esperamos um aumento na demanda em 2025 em comparação com 2024, devido à redução do estoque de pneus nas montadoras, uma pequena retomada na produção de máquinas e a necessidade de reposição de pneus nos equipamentos mais antigos. No entanto, essa retomada será inferior aos números de 2023 ou 2022. O crescimento da demanda também está atrelado à redução das taxas de juros nos financiamentos, pois os patamares atuais inviabilizam um crescimento maior.

54PSI: Quais são os principais desafios enfrentados hoje pelas fabricantes de pneus agrícolas no país?

Luiz Marthe: Os maiores desafios estão relacionados à forte concorrência com produtos importados, à oscilação dos preços internacionais dos insumos e materiais, agravada por guerras tarifárias e incertezas econômicas, que impactam diretamente os custos de produção e por último à redução das taxas de juros para o financiamento de máquinas e implementos agrícolas, que pode dificultar a aquisição de produtos, impactando as vendas e a demanda.

54PSI: Quais são os principais diferenciais do portfólio de pneus agrícolas da marca disponíveis para o produtor brasileiro? Que inovações tecnológicas têm sido incorporadas e quais os benefícios diretos para o usuário final no campo?

Qualidade, alta performance, inovação e competitividade são características da Titan para oferecer um portfólio amplo e tecnológico aos agricultores brasileiros. Temos implementado melhorias significativas nos produtos ao longo dos últimos anos, incorporando tecnologias de última geração, como pneus radiais agrícolas com tecnologia VF, CFO, pneus LSW, entre outros. Essas inovações proporcionam economia no uso de combustíveis, menor compactação do solo e maior eficiência dos equipamentos.

54PSI: Qual o impacto da aquisição da americana Carlstar Group LLC?

Esta aquisição é estratégica para a Titan, pois nos permite entrar em segmentos que não tínhamos na nossa produção local. Trata-se de um portfólio extenso que abrange aplicações em uma grande gama de equipamentos nos segmentos esportivo, de carga, quadriciclos, entre outros.

54PSI: A Continental anunciou que encerrará a produção de pneus agrícolas até o final de 2025. De que forma essa decisão impacta, direta ou indiretamente, a operação da Titan?

Não vemos impactos significativos para a Titan, pois a presença da Continental com pneus agrícolas é muito restrita no Brasil.

54PSI: O aumento das tarifas comerciais implementado pelo governo Trump impactou várias indústrias diferentes. Como essas novas tarifas – além da guerra tarifária entre China e Estados Unidos, que já resulta em um crescimento significativo do interesse do governo Chinês pelas commodities agrícolas do Brasil – é percebida pela Titan?

A produção da Titan está focada no atendimento dos clientes brasileiros e da América Latina. Dessa forma, nossa produção e vendas não sofrerão impactos diretos pelas novas tarifas. Porém, há um potencial de maior produção agrícola no Brasil para atender à demanda da China e, se houver crescimento na produção de equipamentos locais, podemos ser beneficiados por algum crescimento de volume.

54PSI: Quais são os planos da Titan para o mercado agrícola em 2025? Há novidades previstas para o mercado brasileiro este ano?

A Titan tem realizado investimentos desde o início de sua operação em 2011. Em geral, os investimentos em produção são planejados com muita antecedência, pois demandam tempo e muito trabalho de engenharia. Em 2025, continuaremos realizando investimentos na produção e na estrutura de atendimento ao mercado para nos anteciparmos às oportunidades futuras. Temos um plano de lançamento de mais de 40 pneus este ano, o que significa que continuamos a propor soluções tecnológicas em pneus para uso agrícola.

Tópicos