Fabricantes de pneus não. Promovedores de soluções em mobilidade
Já faz algum tempo que os maiores fabricantes de pneus do mundo vêm mudando drasticamente suas abordagens e, inclusive, o seu produto principal.
Diante dos desafios da nova mobilidade, mudança nos perfis dos consumidores e, obviamente, atentos às oportunidades de ganhos gerada por este momento de reinvenção, é cada vez mais comum ouvirmos estes fabricantes falando em prover soluções em mobilidade, deixando a produção de pneus em um segundo plano.
Mas tal mudança não se trata apenas de oportunidades comerciais para crescimento, aumento de rentabilidade. Tampouco limita-se a um novo posicionamento de marca.
Este movimento está muito mais associado à sobrevivência de médio e longo prazo de uma empresa onde, apesar do seu produto principal, o pneu, ainda ser relevante e ter espaço por muitas e muitas décadas, já não dá mais garantias de manter, além do crescimento, a subsistência dessas organizações de forma saudável na nova mobilidade.
Assim como vemos com as inovações, os primeiros que identificaram essa necessidade e já alinham suas operações às expectativas e anseios que, tanto a mobilidade do futuro como um novo normal estão ao alcance de todos, colherão os melhores frutos.
E uma das maneiras de realizar essa transição é através de compras, acordos e até mesmo fusões. Daí o motivo de também observarmos os grandes grupos pneumáticos adquirindo negócios e fazendo parcerias com empresas que, em uma análise simplista, pouco ou nada tem a ver com a produção de pneus ou o segmento de borracha.
Seja como for, esse processo é irreversível e só o tempo nos dará mais elementos para julgarmos quem teve maior ou menor sucesso na missão de sobreviver a um dos períodos mais complexos e instáveis do mundo automotivo. Mas não podemos descartar, assim como já vemos entre as montadoras de veículos, uma onda de fusões entre os principais grupos fabricantes de pneus e, hoje, autodeclarados provedores de solução para a mobilidade.
Carlos Barcha é especialista em pneus com 20 anos de experiência no setor automotivo, fundador e CEO da The Consulting Business Solutions. As opiniões e informações aqui expressas são pessoais e não refletem necessariamente o posicionamento destas empresas.