Fechamento de fábricas de pneus reflete nova era de desafios para a indústria
* por Mateus Santos
É público e notório o fechamento de empresas de pneus ao redor do mundo. Isso reflete um cenário de desafios complexos na indústria. Entre os principais motivos, acredita-se que estão a alta concorrência, as mudanças no comportamento dos consumidores e a crescente adoção de veículos elétricos, que demandam pneus de especificações diferentes. Além disso, o aumento nos custos de matéria-prima e energia pressiona as margens de lucro das empresas, levando várias a encerrar operações ou transferir a produção para regiões e até mesmo países com menores custos. Esse cenário impacta as economias locais, gerando desemprego e pressionando governos e investidores a buscarem soluções para revitalizar essas comunidades.
Como se diz em Minas Gerais, cautela e sopa de galinha não fazem mal a ninguém. Em tempos de mudanças drásticas como a que estamos vivendo, é preciso serenidade no momento da tomada de decisão.
* Mateus Santos é engenheiro e mestre em ADM, formado pelas Faculdades Unitri, FGV e UNIALFA. Especialista em pequeno frotista, atua com pneus há mais de 15 anos através da Conquixta Pneus em Uberlândia/MG. Mateus é natural de Formiga/MG e fala sobre mercado, novidades, tendências e tudo que envolver pneus de caminhão e a vida do caminhoneiro autônomo.
– As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do 54PSI –