Fundação de Reciclagem de Pneus é lançada nos EUA com o objetivo de soluções sustentáveis

Fundação de Reciclagem de Pneus é lançada nos EUA com o objetivo de soluções sustentáveis

A criação da Fundação de Reciclagem de Pneus (Tire Recycling Foundation) foi anunciada durante a Conferência de Pneus OTR 2024, nesta semana em Las Vegas. John Sheerin, diretor de Programas de Pneus Fora de Uso da Associação Americana de Fabricantes de Pneus (USTMA), e Dick Gust, CEO da Associação Técnica de Pneus (TIA), apresentaram a iniciativa conjunta.

Durante o anúncio, Sheerin enfatizou a missão da Fundação de expandir as soluções de mercado sustentáveis e circulares para pneus usados, por meio de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e maior colaboração ao longo da cadeia de valor do setor.

“A USTMA e a TIA se uniram para estabelecer a Fundação de Reciclagem de Pneus”, declarou Sheerin.

A criação da Fundação é resultado de amplas consultas ao setor, incluindo uma sessão de escuta de três dias organizada pelo Projeto da Indústria de Pneus em 2021. O Conselho Diretor da Fundação, composto por representantes de fabricantes, distribuidores, revendedores, coletores, recicladores e produtores de derivados de pneus, realizará sua primeira reunião em março de 2024.

Gust destacou o papel fundamental da Fundação em navegar por cenários regulatórios em evolução e promover práticas sustentáveis em toda a indústria de pneus.

“Como varejistas, revendedores, reformadores e recicladores de pneus, vocês estão na linha de frente da gestão de pneus fora de uso”, disse Gust.

A meta central da Fundação é alcançar a reciclagem de 100% dos pneus usados em mercados sustentáveis. Através de parcerias estratégicas, iniciativas de captação de recursos e intervenções direcionadas, a Fundação visa catalisar a transição para um ecossistema de reciclagem de pneus rentável e autossustentável.

O lançamento da Fundação de Reciclagem de Pneus marca um marco significativo na jornada da indústria de pneus rumo à sustentabilidade e reforça o compromisso inabalável da USTMA e TIA em promover impacto positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *