Goodyear apresenta pneu conceito com 90% de material sustentável e aprovado para uso em estradas

Goodyear apresenta pneu conceito com 90% de material sustentável e aprovado para uso em estradas

A fabricante americana planeja produzir e vender um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável em 2023.

Nesta quarta-feira (4) , a Goodyear Tire & Rubber Company revelou um pneu conceito (ou “de demonstração”, como chamou) composto por 90% de materiais sustentáveis. Este pneu de demonstração passou em todos os testes regulamentares aplicáveis, bem como nos testes internos da Goodyear.

Pneu de demonstração com 90% de material sustentável – 17 ingredientes em 12 componentes diferentes de pneus. Fonte: divulgação.

Este pneu de demonstração também foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado ao pneu de referência, feito com materiais tradicionais. A menor resistência ao rolamento significa que este pneu de demonstração tem potencial para oferecer maior economia de combustível e redução da pegada de carbono.

Além disso, depois de anunciar a capacidade de demonstrar um pneu com 70% de material sustentável em janeiro de 2022, a Goodyear, trabalhando com sua base de fornecedores, planeja vender um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável em 2023. Os consumidores interessados em comprar este pneu pode se registrar para atualizações em Goodyear.com/SustainableMaterialTire.

Trazer um pneu com 90% de material sustentável para o mercado exigirá mais colaboração com a base de fornecedores da empresa para identificar a escala necessária para que esses materiais inovadores produzam esse pneu específico em grandes volumes.

“Continuamos progredindo em direção ao nosso objetivo de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia. “O ano passado foi fundamental para alcançar esse objetivo. Pesquisamos novas tecnologias, identificamos oportunidades para mais colaboração e utilizamos a tenacidade de nossa equipe não apenas para demonstrar nossas capacidades de produzir um pneu com 90% de material sustentável, mas também para produzir um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável este ano. Nossa equipe continua a mostrar sua inovação e compromisso com a construção de um futuro melhor.”

Este pneu de demonstração com 90% de material sustentável inclui 17 ingredientes em 12 componentes diferentes, incluindo:

  • O negro de fumo, que é incluído nos pneus para reforço do composto e para ajudar a aumentar sua vida útil, é tradicionalmente produzido pela queima de vários tipos de derivados de petróleo. O pneu de demonstração de material 90% sustentável da Goodyear apresenta quatro tipos diferentes de negro de fumo que são produzidos a partir de matérias-primas de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise de pneus em fim de vida. Essas tecnologias de negro de fumo visam emissões de carbono reduzidas, circularidade e o uso de carbonos de base biológica, ao mesmo tempo em que oferecem desempenho.
  • O uso de óleo de soja neste pneu de demonstração ajuda a manter o composto de borracha do pneu flexível em mudanças de temperatura. O óleo de soja é um recurso de base biológica que ajuda a reduzir o uso de produtos à base de petróleo pela Goodyear. Enquanto quase 100% da proteína de soja é usada em aplicações de alimentos/ração animal, sobra um excedente significativo de óleo disponível para uso em aplicações industriais.
  • A sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. Este pneu de demonstração inclui uma sílica de alta qualidade produzida a partir de resíduos de resíduos de casca de arroz (sílica RHA), um subproduto do processamento do arroz que geralmente é descartado e colocado em aterros sanitários.
  • O poliéster é reciclado de garrafas pós-consumo, revertendo o poliéster em produtos químicos de base e reformando-os em poliéster de grau técnico usado em cordões de pneus.
  • As resinas são usadas para ajudar a melhorar e melhorar o desempenho da tração do pneu. Neste pneu de demonstração, as resinas tradicionais à base de petróleo são substituídas por resinas biorrenováveis de pinheiro.
  • Fios de talão e cabos de aço fornecem reforço na estrutura de um pneu radial. Este pneu de demonstração usa talão de arame e cabo de aço com alto teor de reciclado, que é produzido usando o processo de forno elétrico a arco (EAF). A utilização do processo EAF permite que o aço seja produzido com menor uso de energia e maior conteúdo reciclado. O processo EAF tem potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o aço produzido em alto-forno.
  • Polímeros de balanço de massa certificados pela ISCC de matéria-prima bio e biocircular também estão incluídos neste pneu.

A mudança para materiais sustentáveis é evidente em algumas das atuais linhas de produtos da Goodyear. Hoje, oito linhas de produtos e alguns pneus de corrida incluem óleo de soja. Além disso, a Goodyear mais que dobrou seu uso de sílica RHA em suas linhas de produtos desde 2018. Com o lançamento de um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável, a Goodyear está demonstrando um compromisso tangível com soluções no mercado para construir um melhor futuro.

*Um material sustentável é definido como um material de base biológica/renovável, reciclado ou que pode ser produzido usando ou contribuindo para outras práticas sustentáveis para conservação de recursos e/ou reduções de emissões, incluindo materiais de balanço de massa.

**O pneu com 90% de material sustentável foi desenvolvido como um pneu de demonstração, o que significa que a Goodyear comprovou sua capacidade de pro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *