Goodyear é condenada a pagar US$ 65 milhões ao inventor tcheco dos pneus auto infláveis
A Goodyear Tire & Rubber foi condenada a pagar ao inventor tcheco František Hrabal US$ 65 milhões decidiu um tribunal dos Estados Unidos na última segunda-feira (19). Segundo o Law360, site especializado em litígios comerciais, a disputa envolve as ideias de Hrabal para o desenvolvimento de pneus auto infláveis.
A tecnologia de roda auto inflável fornece a inflação automática dos pneus e inclui uma bomba em miniatura. O sistema é acionado pela energia gerada pela roda giratória e o motorista não precisa verificar a pressão.
Segundo o tribunal, a empresa se apropriou de cinco segredos comerciais do inventor e de sua empresa Coda Development. O júri determinou que Goodyear agiu de má fé.
A Coda processou a Goodyear e seu ex-engenheiro Robert Benedict em 2015. A empresa tcheca disse que Hrabal se reuniu com funcionários da Goodyear em janeiro e junho de 2009 sobre a possibilidade de trabalharem juntos e colocarem suas ideias em produção.
A fabricante norte-americana de pneus assinou um acordo de confidencialidade segundo o qual só poderia utilizar o conhecimento de seus funcionários se firmasse uma parceria com a empresa tcheca. Mas isso não aconteceu. A Goodyear recebeu duas patentes baseadas nas ideias de Hrabal.
A Goodyear se defendeu afirmando que os segredos comerciais de Hrabal foram divulgados em pedidos de patentes, declarações públicas e apresentações.
* Com informações Law360 e Radio Prague